Secretaria de Município de Meio Ambiente

14/02/2021 14/02/2021 11h59m

Câmera de monitoramento recém instalada no Distrito Industrial flagra descarte irregular


Instalada há menos de uma semana, uma câmera que monitora parte do Distrito Industrial flagrou, na manhã deste sábado (13), um descarte irregular de resíduos. Pelas imagens, é possível ver um veículo, por volta das 9h20min, se aproximando de uma área. O motorista desce, descarrega materiais e, cinco minutos depois, deixa o local. O registro da Secretaria de Meio Ambiente é de descarte de restos de madeira, de embalagens plásticas e lâmpadas fluorescentes, entre outros.

Desta forma, a Secretaria se valerá das imagens para identificar e, assim, responsabilizar o autor do descarte irregular de bens inservíveis. Entre outras providências, o responsável terá de recuperar a área, que já estava limpa, e dar a destinação correta aos resíduos.  

Conforme o decreto federal 6.514, quem for flagrado descartando lixo de forma irregular no meio ambiente poderá responder por infração administrativa, que prevê autuação com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça que denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas de segunda a sexta-feira, pelo telefone (55) 3921-7150, das 7h30min às 16h30min, ou pelos e-mails fiscalizacaomeioambiente.sma@gmail.com e meioambientesm@gmail.com.

A câmera foi instalada no Distrito Industrial pelos recorrentes problemas ocorridos lá em relação a ocupações e acessos irregulares e inúmeros descartes clandestinos, conforme convenção das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. O objetivo é justamente coibir tais irregularidades em área de ampliação do Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Imagens: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial