Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Mais de 50 toneladas de resíduos...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

16/02/2021

Mais de 50 toneladas de resíduos são recolhidos em ação da Secretaria de Meio Ambiente


Trabalho de coleta de resíduos sólidos lançados irregularmente em via pública iniciou nesta segunda-feira (15)

Em uma ação que busca dar o destino correto aos resíduos sólidos lançados irregularmente em via pública, definidos como focos de resíduos, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o trabalho de coleta nesta segunda-feira (15). Trata-se, também, de uma estratégia de prevenção à proliferação mosquito Aedes aegypti.

Durante todo o dia, a coleta foi realizada na BR-158, no acesso à Estrada Fiorino Stefanon, no distrito de Boca do Monte, e no Trevo de acesso ao Bairro Tancredo Neves. Já foram recolhidas 51,490 toneladas de resíduos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Estrada Fiorino Stefanon tem sido utilizada pela população e empresas no descarte de diferentes tipos de resíduos, como bens inservíveis, resíduos de construção civil, animais mortos, eletroeletrônicos e outros materiais. Todos esses resíduos que são recolhidos pela secretaria possuem locais licenciados para a correta destinação.

Os servidores seguem com a retirada de resíduos descartados de forma irregular nesta terça-feira (16) e durante toda semana, nos seguintes locais: Rua Irmã Dulce, no Bairro Renascença; na Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas, no Bairro Patronato; na Avenida Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Passo D’Areia e no entorno do Parque Jockey Club Santamariense, no Bairro Juscelino Kubitschek. 

Flagrante

O descaso e a irresponsabilidade da população continuam sendo o maior desafio dos órgãos públicos. Exemplo disso ocorreu na última sexta-feira (12), por volta de 20h, na Rua Venâncio Aires, no Centro. O Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) flagrou, por meio de câmeras de videomonitoramento instaladas na Praça Saldanha Marinho, pessoas retirando um refrigerador do Shopping Popular e deixando o eletrodoméstico ao lado de um contêiner cinza. A intenção, agora, é identificar o grupo. Caso contrário, o Shopping será autuado, pois é de responsabilidade dos empreendimentos a orientação e a destinação correta dos resíduos gerados, conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

Vale lembrar que, segundo o Decreto Federal nº 6.514, de 2008, artigo 62, quem for flagrado descartando lixo de forma irregular no meio ambiente poderá responder por infração administrativa, que prevê autuação com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça que denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas à pasta por meio do telefone (55) 3921-7150, das 7h30min às 16h30min, ou pelos e-mails fiscalizacaomeioambiente.sma@gmail.com e meioambientesm@gmail.com.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial