Inicial > Controladoria Geral > Notícias > Seminário Regional em Santa Maria discute...

Controladoria e Auditoria Geral do Município

13/03/2019 31/07/2019 14h09m

Seminário Regional em Santa Maria discute práticas e transparência nas ouvidorias públicas


Prefeitura é uma das organizadoras do evento e as atividades ocorrem no auditório do Instituto Federal Farroupilha até quinta-feira

 

Começou, nesta quarta-feira (13), o Seminário Regional sobre Transparência, Integridade, Ouvidoria Pública e Governança Social, promovido pelo Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP/CGU-RS). O evento propõe a troca de experiências entre servidores das esferas municipais, estaduais e federais sobre a proteção e a defesa dos usuários dos serviços públicos. As atividades ocorrem até as 17h, no auditório do Instituto Federal Farroupilha (Alameda Santiago do Chile, nº 195 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes), até esta quinta-feira (14).

Santa Maria é a primeira cidade do cronograma que será realizado até setembro, contemplando diversas cidades gaúchas. Durante a abertura do ciclo, conduzido pelo auditor da Controladoria-Geral da União (CGU-RS) Vicente de Paula dos Santos e Silva, o secretário de Saúde do Município, Francisco Harrisson, representou o prefeito Jorge Pozzobom e deu as boas-vindas aos participantes. Ainda, o titular da pasta destacou a atuação da Ouvidoria da Saúde para valorizar a voz dos usuários.

“Esta capacitação vai tratar sobre assuntos relevantes tanto para os servidores dos entes federados quanto para os usuários, uma vez que as ouvidorias têm a competência de fazer a interlocução entre os agentes públicos e a sociedade”, argumentou Harrisson.

A controladora-geral do Município, Carolina Salbego Lisowski, a superintendente da Ouvidoria Geral da Prefeitura, Suséli dos Santos, e a ouvidora da Saúde, Ana Neri Soares, participaram das atividades nesta manhã.

“Este seminário tem papel fundamental em debater os mecanismos de controle social e da cidadania que possam legitimar os servidores para responder ao usuário da melhor forma possível. O compartilhamento de experiências pode aperfeiçoar o desempenho dos agentes públicos diante da sociedade”, afirmou a controladora-geral, Carolina Salbego Lisowski.

Em Santa Maria, o evento é organizado pela Ouvidoria do Município, por meio da Controladoria-Geral da Prefeitura de Santa Maria; pela Associação de Municípios da Região Centro (AMCentro) e pelas ouvidorias setoriais do Instituto Federal Farroupilha (IFF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Hospital Universitário. O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) também esteve presente para divulgar o Imposto Solidário

“Este seminário vem para contribuir com informações que contemplam a transparência dos serviços públicos em todas das esferas, beneficiando nosso trabalho na Ouvidoria Geral. Desta forma trazendo resultados positivos para o usuário dos serviços públicos municipais”, conclui a superintendente da Ouvidoria Geral do Município, Suséli dos Santos.

A próxima edição do Seminário Regional sobre Transparência, Integridade, Ouvidoria Pública e Governança Social ocorre na região sudoeste do Estado, nos dias 26 e 27 de março, em Bagé, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza (Rua Caetano Gonçalves, nº 100 – Centro).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial