Controladoria e Auditoria Geral do Município

26/03/2019 31/07/2019 14h08m

Observatório Social apresenta resultados de obras em escolas da Educação Infantil no Município


Instituição monitora a situação de obras em escolas financiadas pelo Governo Federal

 

Com o objetivo de apresentar o monitoramento das obras em escolas de Educação Infantil, financiadas pelo Governo Federal em Santa Maria, o Observatório Social de Santa Maria realizou, nesta terça-feira (26), um encontro com autoridades do Município no Espaço Contábil. Na ocasião, também foi empossada a nova diretoria 2019/2020 do Observatório, que será liderado por Sílvia Schramm Vontobel.

O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado de secretários de Governo, participou do encontro que apresentou os resultados do trabalho do Observatório Social, por meio do Projeto Obra Transparente. A nova presidente do Observatório apresentou a situação atual das creches em construção da cidade, a partir de dados da Transparência Pública e do trabalho do Observatório. Dentre as obras, foram apresentadas as das creche da Cipriano da Rocha e da Vila Brenner, que estão em etapas de finalizações e já em fase de licitação para a compra de móveis e utensílios. A Monte Bello, em Camobi, também foi citada com destaque, já que foi reaberto o processo licitatório para a construção da unidade de ensino.

Ressaltou-se, também, que quatro creches estão tendo seus projetos reformulados: Diácono João Luiz Pozzobon, Residencial Lopes, Nossa Senhora Medianeira e Santa Marta. Ainda, outras cinco foram canceladas: Dom Luiz Victor Sartori, Campestre do Menino Deus, Estação dos Ventos, São João Batista e Vila Jardim. Estas últimas foram canceladas em virtude de nova reestruturação e serão redimensionadas e enviadas para a adequação de novo ciclo do Plano de Ações Articuladas, sendo atualizados os valores para as construções.

Após esclarecimentos de como o Observatório Social pode contribuir com a gestão pública e dos dados e atualizações das creches, o chefe do Executivo e a secretária de Educação, Lúcia Madruga, explicaram passo a passo as burocracias, os entraves e os desdobramentos que o Governo Municipal enfrenta para conseguir concluir as escolas, bem como das ações realizadas ao longo de mais de dois anos para efetivar cada um dos projetos.

“Educação é prioridade em nosso Governo e tratamos esta área com responsabilidade, procurando o melhor para os nossos estudantes, pois entendemos a importância do ensino de qualidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

“Dedicamos parte dos nossos esforços para a construção das creches. O Município tomou todas providências para dar andamento aos projetos e assim seguiremos fazendo”, complementou a secretária Lúcia Madruga.

O Observatório Social de Santa Maria é o primeiro do Rio Grande do Sul, sendo uma associação sem fins lucrativos e que promove o controle social. O observatório de Santa Maria é um dos 21 observatórios sociais que participam do Projeto Obra Transparente, realizado pelo Observatório Social do Brasil.

Também participaram da apresentação, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; a controladora Geral do Município, Carolina Salbego Lisowski; a procuradora Geral do Município, Rossana Boeira; a auditora Rosaura Vargas, do Programa Municipal de Educação Fiscal; o vereador Juliano Soares; entre outras autoridades e representantes de entidades de Santa Maria.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial