Seções

Secretaria de Município de Cultura

Conferência de Cultura 2021

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, convoca os representantes de Santa Maria para a Conferência Municipal de Cultura e para as eleições do Conselho Municipal de Política Cultural – gestão 2021/2023. Cada segmento representativo da cultura é responsável pela organização da sua pré-conferência, que deve ocorrer até 27 de agosto. É nas conferências setoriais que deverão ser indicados os candidatos representantes de cada segmento para concorrer nas eleições do Conselho Municipal de Política Cultural.

No dia 19 de agosto, às 19h, a Comissão Executiva da Conferência realizará uma plenária de orientação, por videoconferência, para os segmentos da sociedade civil informando como realizar e conduzir sua pré-conferência. Já nos dias 30 e 31 de agosto, às 19h, ocorre a Assembleia Deliberativa da Conferência, também por videoconferência.

Em 30 de agosto o assunto será “A Importância da Política de Cultura Viva para o Município”, que terá como palestrantes Gustavo Türk, do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Coletivo Catarse; e Leandro Anton, do ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e do Comitê Gestor Cultura Viva. E no dia 31 a pauta será “Economia Criativa”, que terá como palestrantes Ana Fagundes, coordenadora do programa RS Criativo.

As inscrições para a plenária de orientação do dia 19 de agosto são por este formulário online. Para a assembleia deliberativa dos dias 30 e 31 de agosto também é necessário fazer inscrição, por este formulário online. Os links de acesso para participar da plenária e das assembleias da conferência serão enviados por e-mail para os inscritos. 

Quem se inscrever para a plenária do dia 19 está automaticamente inscrito para a Assembleia Deliberativa. Mais informações podem ser conferidas no Regimento Interno da Conferência (em anexo, abaixo).

ELEIÇÕES
Podem se candidatar ao cargo de conselheiro qualquer cidadão santa-mariense com idade igual ou superior a 18 anos desde que indicado na pré-conferência de seu respectivo segmento. Cada segmento poderá indicar de dois a quatro candidatos. 

As eleições ocorrem nos dias 1º, 2, 3, 8 e 9 de setembro, na sede da Secretaria de Município da Cultura, situada na Rua Venâncio Aires, 2.741 – anexo ao Hotel Itaimbé, das 9h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia. A apuração dos votos será em 10 de setembro, a partir das 10h, na Secretaria da Cultura. Mais informações, no Regimento Eleitoral (em anexo, abaixo).

Conforme a Lei Municipal 6123/2017, serão eleitos 20 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes dos seguintes setores culturais:

1) Um representante e um suplente das Artes Visuais;
2) Um representante e um suplente do Artesanato;
3) Um representante e um suplente do Audiovisual;
4) Um representante e um suplente do Circo;
5) Um representante e um suplente da Cultura Afro-brasileira.
6) Um representante e um suplente da Cultura Digital;
7) Um representante e um suplente da Cultura Indígena;
8) Um representante e um suplente da Cultura Popular;
9) Um representante e um suplente do Cultura Viva;
10) Um representante e um suplente da Dança;
11) Um representante e um suplente do Design;
12) Um representante e um suplente da Diversidade Sexual e de Gênero;
13) Um representante e um suplente das Instituições de Ensino Superior;
14) Um representante e um suplente de Livro, Leitura e Literatura;
15) Um representante e um suplente da Moda;
16) Um representante e um suplente da Música;
17) Um representante e um suplente do Patrimônio Arquitetônico;
18) Um representante e um suplente do Patrimônio Histórico e Cultural;
19) Um representante e um suplente do Teatro; e
20) Um representante e um suplente da Tradição e Folclore.

CALENDÁRIO
– Até o dia 27 de agosto: Pré-conferências, a critério de cada segmento;
– 19 de agosto: Plenária de orientação para a pré-conferência. Inscrições até 18 de agosto pelo formulário online;
– 30 e 31 de agosto: Assembleia Deliberativa. Inscrições até 29 de agosto pelo formulário online;
– 1º, 2, 3, 8 e 9 de setembro: Eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural, na sede da Secretaria de Cultura (Rua Venâncio Aires, 2.741 – anexo ao Hotel Itaimbé), das 9h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia.