Seções

Secretaria de Município de Cultura

Arte Mural Parque Itaimbé

Arte Mural Parque Itaimbé

O projeto Arte Mural Parque Itaimbé nasceu da iniciativa de dar mais cor e vida a um espaço querido pelos santa-marienses, palco e abrigo de diversas manifestações artísticas e culturais: o Parque Itaimbé.

Valorizar a arte urbana e as manifestações da cultura santa-mariense foram alguns dos objetivos do edital Arte Mural Parque Itaimbé, financiado pela Lei Aldir Blanc, que destinou R$ 120 mil aos projetos selecionados - todos de artistas locais.

Os painéis  começaram a ser executados em janeiro de 2021 e serão finalizados ao longo do ano.

Conheça mais sobre as obras e os artistas:

 

Braziliano

Nome da obra: Juventude e esporte

O principal intuito do mural era mostrar o impacto e a transformação que o esporte pode trazer para a juventude, que além do tônus do corpo nos potencializa coletivamente, despertando a civilidade, a empatia e o convívio ético.

Mais sobre o artista:

Braziliano (Santa Maria, Brasil, 1981). Grafiteiro, ilustrador e quadrinista. Artista autodidata, que desenvolve, como principal temática no seu trabalho o Afrofuturismo , ficção cientifica pelo olhar do negro contemporâneo conectado com as raízes de suas culturas. É um artista urbano, com um trabalho que se aplica a diversos suportes e linguagens.

 

Israel Caetano

Nome da obra: Trem de passageiros

A obra: Homenagem aos ferroviários de Santa Maria. No cruzamento, também os três princípios da arte: Pare, olhe e sinta.

Mais sobre o artista: 

Israel Caetano é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, Israel Caetano sempre fez das artes plásticas e visuais seu motivo maior de viver. Fazendo uso da Arte aplicada, busca manifestar o seu mundo nas mais variadas formas e linguagens estéticas. Seu trabalho vai além do subjetivismo, passando pelo místico, cômico, paradoxal, cotidiano e, sobretudo, pelo desconhecido. Do pictórico ao linear, do colorido ao monocromático, Israel realiza experimentos plásticos nas áreas da pintura e do desenho; bem como usufrui de técnicas de colagem, onde o artista explora diversos materiais e suportes, disponibilizando diálogos entre suas criações e os olhares que por elas permeiam. Redes sociais do artista em www.instagram.com/caetanoisrael/

 

Nanda Beck

Nome da obra: Voo pra Lua

Obra inspirada em pássaros voando até a lua.  “Como já tenho no meu estilo uma ligação bem forte com a natureza, gosto muito de retaratar animais, cores e plantas. Pensei em uma obra que tivess uma boa fluidez no cumprimento do viaduto. Imaginei um pássaro com uma calda bem sinuosa e orgânica. Gosto das coisas fluidas e para mim o pássaro representa a liberdade: quanto mais alto ele voa, mais consegue se superar. O título é uma alusão às superações que temos enquanto artistas vivendo em uma sociedade que muitas vezes nos vê de forma incompreensiva. Esse título também é uma relação com o sentimento que tive com esse trabalho: pra mim, foi um voo muito alto, a superação de obstáculos e a liberdade. 

Nome da obra: Conexão com a natureza

Parte do viaduto da Silva Jardim. Obra inspirada no feminino em conexão com a natureza. O trabalho inicia com a figura feminina conectada às plantas, passando pelo beija-flor e explodindo em cores que preenchem o viaduto, acompanhado por plantas brancas, que reluzem neste fundo colorido e expressivo.

Mais sobre a artista: Nanda Beck, é artista visual formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Seu trabalho artístico é desenvolvido em diversas técnicas e materiais, um de seus conceitos de pesquisa, vem de um olhar sobre a natureza e a importância que ela tem para o planeta. Através de seus trabalhos plásticos, a artista cria paisagens naturais como jardins, flores e mares, com a intenção de retratar as belezas que são encontradas no mundo natural. 

A artista também realiza trabalhos feitos em grande escala, trabalhando em conceitos diferenciados de acordo com a escolha de cada cliente. Sua experiência tem se desdobra para criação de murais, pinturas para cenografia de teatro, e também pinturas decorativas em paredes residenciais. Seu trabalho pode ser visto nas redes sociais através do Instagram @beckfernanda e também pelo seu web site www.nandabeck.com.br

Nanda Xavier

Nome da obra: Elos Selvagens

 

Mais sobre a artista: 

 

Rafael Itaqui

Nome da obra: Camaleão

 Realizada em um dos viadutos que atravessa o Parque Itaimbé na Rua Silva Jardim, a obra tem o camaleão como inspiração. “Esse belíssimo animal possui muitas simbologias com as quais nos identificamos. O camaleão é um ser que consegue controlar a movimentação de pigmentos que dão cores às células de sua pele. Essa característica não poderia nos representar tanto, pois como artistas estamos sempre buscando novas formas de criar algo que se adapte nos mais diversos espaços. O camaleão representa o espírito do artista que é o 13/40 e que, com suas diversas cores, vem trazendo mais vida para os espaços públicos”

Mais sobre o artista: Rafael Itaqui desenvolve estudos no campo pictórico através da linguagem do graffiti explorando a gestualidade e a espontaneidade no processo criativo. A diversidade cromática e o uso de materiais alternativos resultam numa plasticidade estética ousada, pertinente às poéticas visuais da contemporaneidade. O artista também está presente nas redes sociais em www.instagram.com/itaquiart/

 

 

Fotos