Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Iplan, de Santa Maria, e Ippuc,...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

04/05/2022 04/05/2022 13h40m

Iplan, de Santa Maria, e Ippuc, de Curitiba, compartilham conhecimentos sobre planejamento urbano


Prefeitura de Santa Maria

Encontro entre as duas diretorias ocorreu nesta terça-feira (3), na capital paranaense

A equipe do Instituto de Planejamento (Iplan) de Santa Maria se reuniu, na tarde desta terça-feira (3), com integrantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O objetivo da reunião foi entender como o órgão curitibano contribui para o desenvolvimento do município, que, atualmente, é a melhor capital para se viver no país, de acordo com pesquisa da empresa de consultoria MacroPlan publicada no ano passado

“Foi nos mostrado o histórico do Ippuc e a sua organização. Ao mesmo tempo, procuramos entender como o Ippuc conseguiu transformar Curitiba em uma cidade extremamente planejada. Foi uma oportunidade para compreendermos como o nosso Iplan pode contribuir para o desenvolvimento de Santa Maria com projetos a longo prazo”, explica o vice-presidente do Iplan, Eduardo Mielke. 

Ele também conta que os integrantes da Prefeitura de Santa Maria conheceram a estrutura do Ippuc e a maneira como são articuladas as demais secretarias do município, de forma a unir o planejamento urbano e o desenvolvimento econômico com a saúde, a educação e a segurança, por exemplo. Outro aspecto interessante, segundo o vice-presidente do Iplan, foi perceber que a sociedade de Curitiba participa de todo o processo de tomada de decisões. 

Além de Mielke, participaram da reunião o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, presidente do Iplan, Daniel Pereyron, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando de Souza Jamur, e demais servidores dos institutos tanto de Santa Maria quanto de Curitiba. 

O encontro entre as duas diretorias fez parte da agenda que a Prefeitura de Santa Maria cumpre desde domingo na capital paranaense. Nesses dias, a gestão municipal conheceu projetos na área do turismo ferroviário, da economia criativa e de mobilidade urbana - esta, inclusive, com uma visita à empresa Dataprom, que fornece equipamentos e softwares para otimização do trânsito urbano. 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial