Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

04/05/2022 05/05/2022 09h41m

Técnicos da Infraero vistoriam Aeroporto de Santa Maria para avaliação do projeto de ampliação


Alex Caceres/PMSM

Visita foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Técnicos da Infraero ligados ao projeto de ampliação no Aeroporto de Santa Maria estiveram no local, na tarde desta terça-feira (4), acompanhados do gerente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins, da gerente de Segurança da Aviação Civil, Silvana Frasson, da Coordenadora arquiteta Ana Paula de Barros, dos fiscais do Contrato, arquiteta Lidia Gomes Rodrigues e engenheiro Marcos Vinicius Moraes, e do Chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, para reconhecimento presencial das instalações atuais e resolução de dúvidas. Durante a vistoria, os técnicos foram apresentados aos projetos elétrico e hidrossanitário, de adequações do pátio de aeronaves e de sinalização horizontal para a vinda do Boeing 737 Max8, da Gol, e para a vinda do E-195 e2, da Azul, além de adequações na área de check-in.
 
Segundo Aleques Martins, o encontro foi realizado com o objetivo de dar mais um passo em direção ao início da ampliação.

“Esses técnicos irão trabalhar na revisão e complementação do projeto de ampliação do aeroporto. Foi uma reunião técnica para expormos as necessidades do projeto e apresentar as particularidades do terreno em que a obra vai ocorrer”, explica.
 
A arquiteta Ana Paula de Barros, responsável pelo projeto do Aeroporto, relata que é um momento para os profissionais da Infraero poderem conhecer de perto a realidade do Aeroporto de Santa Maria e perceberem in loco como deve ficar após a ampliação.

“É um primeiro contato presencial com os técnicos da Infraero, em que eles fizeram o reconhecimento do sítio aeroportuário e das necessidades do terreno. Apresentamos a eles os aspectos de drenagem superficial, questões de ordem técnica. Os dois trabalham com projetos aeroportuários. Eles já conhecem o projeto há bastante tempo e têm algumas dúvidas. Então nos reunimos para sanar essas dúvidas e, também, acrescentar alguns pedidos de revisões que a gente imagina serem necessários”, explicou.

Ana Paula de Barros esclarece que o projeto já está em processo de aprovação na Secretaria Nacional de Aviação Civil, com 71% aprovado. Porém, há necessidade de revisões para a finalização de aspectos técnicos.

O engenheiro civil Adelcio Guimarães, que esteve acompanhado pela arquiteta Marlise Bohn Guimarães, ambos da Infraero, comentou sobre o trabalho em conjunto com a equipe responsável pelo projeto e sobre a importância da ampliação do Aeroporto.

“Santa Maria é uma cidade importante, bem no centro do Estado, é motivo de muito orgulho poder trabalhar em um aeroporto que vai aumentar o fluxo de pessoas. Nosso trabalho aqui é pegar o projeto, complementar e entregar algo que possa ser licitado logo e começar as obras. Tenho 22 anos de Infraero e vamos usar todo esse conhecimento para contribuir na entrega de um Aeroporto que contemple a necessidade da população”, afirmou.     

Atualmente, do aeroporto partem voos diários para Porto Alegre e, conforme já divulgado pela Prefeitura, a partir de 1º de novembro, começa a conexão aérea entre Santa Maria e São Paulo. Pelo cronograma informado pela Gol Linhas Aéreas, os voos ocorrerão às terças, quintas e sábados, com saída do Aeroporto de Garulhos, em São Paulo, às 15h15min, e aterrissagem prevista às 17h50min em Santa Maria. O retorno da aeronave para a capital paulista tem previsão de decolar às 18h20min do Aeroporto de Santa Maria, com chegada às 20h55min em Guarulhos.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos: Alex Caceres/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial