Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

25/05/2023

Segunda edição Juro Zero concede mais de R$ 3 milhões para mais de 560 empreendedores locais


A iniciativa da Prefeitura foi encerrada após todo o valor ter sido liberado 

O programa Juro Zero, da Prefeitura de Santa Maria, chega na segunda edição com previsão de continuidade em novo formato nos próximos meses. Os números revelam o sucesso e a adesão massiva a iniciativa que tinha vigência até agosto deste ano. Porém, os valores disponibilizados em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Imembuí Microfinanças foram utilizados antes mesmo do término devido à intensa procura. 

Só nessa segunda etapa, o programa beneficiou cerca de 600 empreendedores com a concessão de R$ 3 milhões em créditos, fortalecendo empresas e negócios, gerando renda e trabalho a milhares de pessoas. O Juro Zero começou em 2020, já tendo realizado mais de 800 operações de crédito e beneficiando 729 empreendimentos. Uma das principais consequências é a injeção de cerca de R$ 4 milhões na economia local, propiciando a circulação de mais de 13 milhões de reais.

“Com esse financiamento, oportunizamos que o empreendedor pudesse, por exemplo, quitar débitos, gerar empregos, gerenciar o estoque, usar como capital de giro, aumentar a presença digital, entre outros. Portanto, o programa atingiu o principal objetivo que se propôs: auxiliou os micro e pequenos empreendedores no período mais crítico da pandemia, fazendo com que o Município não parasse”, reforça o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

A previsão é de que nos próximos meses, a Prefeitura envie para a Câmara de Vereadores um projeto de lei de criação do Programa Municipal de Microcrédito. A ideia é que seja implementada uma iniciativa permanente de auxílio aos micro e pequenos empreendedores, aos moldes do Juro Zero.

Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elizandra Fagundes, o investimento valeu a pena.

“Durante a pandemia, a União e o Estado se preocuparam com os grandes e médios empreendedores, e coube ao Município esse auxílio aos pequenos empreendedores. A intenção sempre foi possibilitar que o microempresário saísse da fila de endividamento e oportunizasse a geração de renda e de dignidade, ou seja, que comece pequeno e fosse evoluindo a sua condição, o que pode ser comprovado pelo sucesso do programa Juro Zero”, reforça a secretária adjunta.

O diretor geral da Imembuí Microfinanças, Arlimar de Oliveira, ressalta que o programa foi fundamental no ano em que foi criado, e se consolidou nos últimos anos, fortalecendo 470 empregos diretos.

“Os recursos do Juro Zero impediram que muitos empreendedores desistissem do seus negócios durante a pandemia. E, se olharmos para a renda desses beneficiados, a relevância é ainda maior. Mais de 70% dos favorecidos têm renda de até 2 salários-mínimos. Então, foram atendidas, realmente, as pessoas que mais precisavam desse crédito e não tinham outra alternativa. Se não tivessem o recurso, iriam fechar o seu negócio ou não desenvolvê-lo. Além disso, a gente calcula que cada real concedido em crédito seja multiplicado por 3,7 em termos de movimentação financeira. Com isso, nas duas edições, o programa propiciou a circulação de cerca de 13 milhões de reais na economia do município”, pontua o diretor.

Muitas das experiências vivenciadas em Santa Maria serviram de modelo para outros municípios gaúchos. Hoje, a Imembuí Microfinanças opera o Juro Zero em 6 cidades. 

Números do Juro Zero em Santa Maria 

2ª edição: de 2021 a 2023 
    • R$ 3 milhões concedidos
    • 568 empreendimentos beneficiados
    • 381 empregos fortalecidos
    • 103 novos empregos projetados 
    • 68,42% dos beneficiados têm renda de até 3 salários-mínimos 

1ª edição: 2020 
    • R$790.800,00 concedidos
    • 161 empreendimentos beneficiados
    • 89 empregos fortalecidos
    • 29 novos empregos projetados 
    • 78,26% dos beneficiados têm renda de até 3 salários-mínimos 

Texto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e Tempórea Comunicação Estratégica
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

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