Secretaria de Município de Esporte e Lazer

25/04/2022 25/04/2022 10h30m

Prefeitura anuncia retorno do Jogos Escolares de Santa Maria com 16 modalidades esportivas


Rodrigo Ricordi/PMSM

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (25) com envio de formulários às escolas

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), os Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma) estão de volta. A partir desta segunda-feira (25), todas as escolas de Santa Maria podem inscrever as equipes para as 16 modalidades do torneio que vai movimentar a comunidade estudantil do Município até o fim do ano. Para a inscrição, é preciso preencher um formulário enviado, junto do regulamento, às escolas pela Secretaria. O Jesma não foi realizado em 2020 e 2021, em função da pandemia. 

Os alunos poderão disputar os jogos em três categorias: mirim (nascidos de 2009 a 2011), infantil (entre 2007 e 2008) e juvenil (2005 e 2006). O Jesma 2022 traz oito novas categorias: futebol sete, vôlei de areia, capoeira, taekwondo, canoagem, ginástica rítmica, golfe e skate. As modalidades coletivas são futsal, vôlei, basquete e handebol, e as individuais são atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez e a gincana Assampar (recolhimento de lacres de latinhas e tampinhas plásticas que serão destinados à campanha para aquisição de cadeiras para paraatletas). A cerimônia de abertura está prevista para ocorrer em 1º de junho, no Centro Desportivo Municipal (CDM), com os jogos começando no dia seguinte, com previsão de encerrar no início de novembro.

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, vibra com o retorno da competição, que pode trazer recordes de participação de alunos em 2022.

“Os jogos marcam a retomada do Jesma em Santa Maria após dois anos de paralisação em função da pandemia. Nós partimos de uma experiência muito positiva em 2019, quando tivemos número recorde de alunos participantes. Para 2022, temos uma expectativa boa, com novas modalidades como golfe, canoagem e skate, que são esportes muito praticados na cidade de um modo geral, mas pouco disseminados nas escolas. É importante destacar que o Jesma é uma ferramenta muito importante de integração de alunos tanto da rede pública quanto privada, e trabalha as ferramentas potentes do esporte na educação. Acreditamos no evento como política pública de desenvolvimento humano, estaremos trabalhando muito forte nesse retorno em parceria com as escolas”, afirma o secretário. 

ÚLTIMA EDIÇÃO

A última edição dos jogos foi em 2019, quando se consolidou como o maior evento esportivo estudantil do Rio Grande do Sul. Cerca de 90 escolas da cidade participaram das modalidades coletivas e individuais, sendo realizados mais de 10 mil atendimentos (números de vezes que os alunos participaram de um jogo/modalidade). As modalidades de Judô e Atletismo surpreenderam e garantiram grande adesão dos estudantes. O primeiro contou com a participação de 180 judocas, enquanto o segundo levou mais de 300 jovens para as provas da modalidade. Outro número positivo foi no Xadrez, com 180 participantes.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Rodrigo Ricordi/PMSM
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial