Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Réplica da Tocha Olímpica, instalada no...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

09/05/2022

Réplica da Tocha Olímpica, instalada no viaduto da Gare, vai ser restaurada pela Prefeitura


Secretaria de Esporte e Lazer estuda possibilidades de expor o memorial em outro local do Município

Em uma ação da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, servidores retiraram a réplica da Tocha Olímpica do alto do viaduto da Gare na manhã desta segunda-feira (9). O motivo é que a estrutura, instalada em 2016, vai passar por restauração. 

O secretário de esporte e lazer Gilvan Ribeiro explica que a tocha sofreu danos em função do tempo e precisa ser restaurada. A Prefeitura estuda onde a estrutura será fixada após os reparos, uma vez que ela não voltará para a gare, pois o local deve entrar em processo de revitalização nos próximos meses.

“O motivo principal é que ela representa um momento muito especial para a história do esporte de Santa Maria, que foi a passagem da Tocha Olímpica pela cidade, em 2016. Nós temos que preservar esse memorial, vamos dar a devida manutenção que ele merece. Ela vai ficar guardada no Centro Desportivo Municipal (CDM) e depois que estiver revitalizada, vamos dar um novo destino. Vamos achar um novo local que também seja representativo para o Município para colocar este memorial e preservar a história do esporte olímpico de Santa Maria”, afirma o secretário, que vai, também, viabilizar a produção de uma placa com os nomes das 113 pessoas que participaram da maratona da Tocha Olímpica em 2016.

HISTÓRICO

Na preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, Santa Maria fez parte da passagem simbólica da tocha olímpica pelo Brasil. Em 5 de julho de 2016, um mês antes do início dos jogos, a tocha desembarcou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e percorreu, nas mãos de 113 pessoas, o trajeto até a Gare, onde foi recepcionada por um grande público. 

A réplica da tocha, de 5 metros de altura, foi desvelada neste dia e ficou sobre o viaduto da Gare até esta segunda-feira (9). A Tocha Olímpica foi conduzida por nomes como o canoísta Gilvan Ribeiro, atual secretário de Esporte e Lazer do Município, a judoca Maria Portela, o árbitro de futebol Anderson Daronco, o paratleta Denilson Souza, a professora de judô Aglaia Pavani, a taekwondista Mariana Moller, e o fisiculturista Ezequiel Corte Real.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos: Alex Caceres/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial