Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Trecho da Rua Sete de Setembro...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

15/12/2020

Trecho da Rua Sete de Setembro recebe camada asfáltica e está liberado parcialmente para o trânsito


A próxima etapa de serviços serão os reparos nas sarjetas, calçadas e meios-fios. Após, via será sinalizada 

Em uma das principais vias de acesso ao Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que passa por obras, a Rua Sete de Setembro, o trânsito já está parcialmente liberado após a empresa FZ Construções ter colocou a camada de asfalto entre as ruas Ary Lagranha e Casemiro de Abreu. A próxima etapa para a liberação total da via será o reparo nas sarjetas, calçadas e meios-fios, além da sinalização no trecho. Ainda, na Rua Sete de Setembro, entre a as ruas Itambé e Ary Lagranha, o trabalho de pavimentação das valas foi concluído em outubro. O investimento é de R$ 1.210.733,21. 

Esses serviços fazem parte das obras de micro e macrodrenagem ao longo de quatro vias do Bairro Nossa Senhora do Socorro, que avançam e estão 40% concluídas. Toda a obra, por ser complexa e que há tempos é reivindicada pelos moradores devido aos constantes problemas de alagamentos em função da chuva, tem previsão de término para fevereiro de 2021. O investimento total é de R$ 2.338.644,75. A empresa Cotrel Terraplanagem e Pavimentações Eireli, vencedora da licitação, é a responsável pelo serviço que contempla cinco vias do bairro. Além da Rua Sete de Setembro, os trabalhos contemplam a Casemiro de Abreu, a Raul Soveral, a João Guilherme Rademacher e a João Octacílio Kuhn.  

Na última semana, uma nova caixa coletora de esgoto começou a ser construída para 
melhorar o sistema de drenagem pluvial. O ajuste, na Rua Sete, foi necessário após observado o comportamento do escoamento superficial devido às últimas chuvas. Conforme explica o secretário de Estruturação e Regulação Urbana e fiscal da obra, José Antônio de Azevedo Gomes, no local apareceram dois tributários de água: um na rua lateral ao Clube Atirador Esportivo e outro do próprio pátio de estacionamento da Sociedade Recreativa. Também, durante este período, nas redes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), houve vazamentos na rede de esgoto cloacal e na de abastecimento de água, sendo necessários reparos na Rua Sete de Setembro.

“Após alguns dias de tempo seco, a companhia resolveu o problema consertando a infraestrutura de água e esgoto cloacal existente. Nesta semana, a empresa Cotrel está construindo uma nova caixa coletora de esgoto na esquina da Rua Sete com a Casemiro de Abreu. Esse serviço é necessário para que não haja novos problemas de escoamento superficial na via pública. Por isso, é preciso finalizar a construção para que a empresa FZ Construções dê continuidade à colocação da pavimentação ao longo da via”, diz o secretário.

Já na Rua Casemiro de Abreu, entre as ruas Raul Soveral e Sete de Setembro, está em fase final a construção de pavimentação sobre a galeria dissipadora, onde o serviço vem sendo monitorado entre a Cotrel e a Corsan. O objetivo é fazer com que o fluxo da água da chuva perca energia e escorra normalmente pela microdrenagem da Rua Sete. A rede de drenagem pluvial instalada na região está atualmente 90% concluída.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial