23/02/2021

Obra de drenagem avança na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, em Santa Maria

Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Camada de pedra rachão é colocada em trecho da via que recebe microdrenagem, entre outras melhorias previstas 

A obra de microdrenagem na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, em Santa Maria, avança com a execução de duas frentes de trabalho. A empresa Conpasul, contratada pela Prefeitura por meio de licitação, realiza a terraplenagem com os serviços de escavação e, desde segunda-feira (22), faz a colocação de pedra rachão no trecho bloqueado entre as ruas Olegário Mariano e Padre Manoel da Nóbrega. 

A sub-base da via é feita com o material que se chama rachão, um tipo de brita, e consiste em uma camada intermediária da via. Após concluída essa etapa, a avenida deve ser preparada para receber a pavimentação asfáltica.

Outra frente de trabalho vem sendo realizada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que é a escavação para implantação de um novo ramal de adutora de água, por ser contígua aos serviços da Conpasul, contratada pelo Município de Santa Maria. Como a Corsan deve fazer a implantação do novo ramal nos próximos dias, haverá a necessidade da empresa Conpasul aguardar o término do serviço para dar prosseguimento à obra. 

Ainda, em meados de janeiro, a Corsan precisou fazer reparos na rede de esgoto cloacal, que foi atingida pelo maquinário que executava as melhorias, pois ela não se encontra mapeada no cadastro da Prefeitura, embora todo o serviço seja acompanhado pelos profissionais da Corsan. Após realizar o conserto das interferências danificadas da rede de saneamento, a obra retornou a sua continuidade.
 
Conforme o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, para que a obra avance com segurança, são necessárias importantes adequações. A obra, que começou no dia 22 de outubro de 2020, tinha previsão inicial de conclusão em 120 dias. No entanto, em fevereiro foi feita uma reprogramação de prazo de mais 120 dias.

“Santa Maria é uma cidade que possui lençol subterrâneo de água superficial em alguns pontos, o que dificulta muito a execução de obras importantes de macro e microdrenagem. Nesse trecho da Avenida Borges de Medeiros, por exemplo, foi preciso instalar dreno para retirar a água do subleito. Particularidades como essa não são visíveis, mas, de extrema importância para que a obra seja executada corretamente e tenha durabilidade. Para prosseguir o avanço da obra na Avenida Borges de Medeiros, há necessidades como o remanejamento de rede da Corsan, instalação de dreno devido ao terreno ser muito úmido quanto ao seu subleito e, ainda, o remanejamento de árvores. São as particularidades ou as complexidades que fazem a obra avançar rapidamente ou não”, explica Gomes.

A obra

A obra, que tem por objetivo resolver os problemas de alagamentos enfrentados por motoristas e moradores em trecho da Avenida Borges de Medeiros, contempla a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e sinalização viária entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. O investimento da obra está orçado em R$ 2.072.768,65. 

Cronograma de etapas

- Os serviços de macrodrenagem já estão 100% concluídos 
- No trecho entre as ruas Fernandes Vieira e Rafael Real, já foram construídas caixas coletoras da rede pluvial, concretadas as tampas e colocadas sobre as caixas
- Outra melhoria ao longo da via, que recebe a complexa obra, será a redução da largura das calçadas para serem colocadas vagas de estacionamento, possibilitando que se estacione ao longo da via e que os motoristas tenham segurança e conforto ao acessar o comércio local
- Realizada a remoção de algumas espécies arbóreas, devido à localização, pois, elas interfeririam na pista de rolamento e nas calçadas de pedestres na continuidade da obra. As árvores removidas serão compensadas com o plantio de espécies nativas e próprias para o uso urbano.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

           

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial







Secretaria de Município de Estruturação e Regulação Urbana
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277 5º andar
Expediente externo: 7h30 às 13h
Telefone: (55) 3921-7068 CEP: 97010-005
E-mail:


© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial