Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

18/08/2021

Após conclusão de macrodrenagem, trecho da Rua Manoel Gomes Carneiro começa a receber asfalto


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

As intervenções na via ocorrerão conforme o andamento dos serviços. Se o tempo permanecer seco, a previsão de término é no final desta semana

O trecho que recebeu a obra de micro e macrodrenagem na Rua Manoel Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus, em Santa Maria, avança em mais uma etapa. Na tarde desta quarta-feira (18), a empresa Continental, responsável pela obra, iniciou o trabalho de colocação da camada asfáltica. Em função disso, as intervenções na via ocorrem conforme o andamento dos serviços ao longo da via, entre as ruas Ari Nunes Tagarra e Coronel Aníbal García Barão. O local estará sinalizado para orientar os motoristas.

Na segunda-feira (16), o trecho recebeu a imprimação da base da via, que é a camada anterior ao asfalto. Já nesta terça-feira (18), a empresa Continental realizou a fresagem, isto é, encaixes e nivelamento no cruzamento da Rua Gomes Carneiro com a Rua Senador Cassiano, e também a limpeza ao longo do trecho em obras. Tudo para receber o asfalto. 

Conforme adianta o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, a obra segue dentro do cronograma previsto.

“A obra está em fase final. Após a conclusão do asfalto, haverá a revitalização da sinalização horizontal e vertical”, explica o secretário Gomes.

Sobre a obra

O objetivo da obra de macro e microdrenagem é resolver, em definitivo, os problemas de infraestrutura naquela região do Bairro Menino Jesus em função dos alagamentos em dias chuvosos. A nova galeria pluvial foi instalada em trecho de 400 metros ao longo da Rua Manoel Gomes Carneiro, entre as ruas Ari Nunes Tagarra e Coronel Aníbal García Barão. O investimento é de R$ 2.654.239,65 com recurso do Fundo Pró-Saneamento. 

A obra teve início em 29 de maio de 2020, com previsão para ser concluída ao longo de 150 dias. Houve solicitação de reprogramação com aumento de prazo até 22 de junho de 2021. Porém, foi necessário um novo aditivo de prazo, e os serviços foram prorrogados para até setembro de 2021. Como se trata de uma obra complexa, as reprogramações se justificam por atrasos ocasionados devido a interferências não previstas, como redes de drenagem pluvial que deságuam na Rua Gomes Carneiro, redes de abastecimento de água e redes de esgoto, além de adutoras de grande porte que necessitaram de mais tempo para a execução.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial