Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

24/03/2022

Após obra de macrodrenagem, trecho da Avenida Borges de Medeiros está concluído pela Prefeitura


Serviços contemplaram também a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, sinalização viária e paisagismo

A grandiosa obra de macrodrenagem realizada em trecho da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, está concluída. O Executivo Municipal trabalhou para resolver em definitivo os problemas de alagamento que causavam transtornos aos motoristas e moradores das imediações da avenida, no trecho entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra das ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. O trecho também foi contemplado com serviços de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, sinalização viária e paisagismo.

“Acompanhamos desde o início todas as etapas da obra da Borges de Medeiros que foram executadas com muita responsabilidade. Hoje, estamos muito felizes em poder entregar o trecho da avenida totalmente novo para os moradores e comerciantes daquela importante região de Santa Maria. Assim, seguimos com o nosso propósito de Governo que é sempre ouvir os anseios da comunidade e trabalhar para buscar atender e sanar os problemas crônicos”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.

“O serviço de macrodrenagem e a revitalização da Avenida Borges de Medeiros tiveram suas particularidades e complexidades. A obra foi concluída em outubro de 2021. Porém, a fiscalização por parte da Prefeitura ainda precisou ficar observando períodos de chuva para saber como o novo sistema de drenagem corresponderia ao grande volume de água na via e que escorre no Arroio Cadena. Após o diagnóstico e acompanhamento nos últimos meses, deu-se o parecer da conclusão da obra”, explica o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes.

A OBRA

A empresa vencedora da licitação foi a Conpasul Construção e Serviços Ltda e o investimento da obra foi de R$ 2.072.768,65 com recurso do Fundo Pró-Saneamento. Os serviços tiveram início no dia 22 de outubro de 2020 com previsão para serem concluídos em até 120 dias. Foi solicitado aditivo de prazo por mais 60 dias, em 27 de janeiro de 2021 e houve reprogramação de mais 90 dias. Os acréscimos de prazos foram necessários por haver readequações no projeto (drenagem, pavimentação e calçadas), bem como as interferências provenientes das redes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), adutora de água e esgoto, que demandam tempo maior de serviço.

O QUE FOI FEITO

- Serviços de macro e microdrenagem no trecho da avenida 
- Desassoreamento no Arroio Cadena
- Construídas novas caixas coletoras da rede pluvial, concretadas as tampas e colocadas sobre as caixas
- A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) precisou fazer reparos na rede de esgoto cloacal, e também foi implantado um novo ramal de adutora de água
- Ocorreu o alargamento de cerca de um metro em cada lado da Borges de Medeiros. O objetivo foi para qualificar melhor o espaço público com a intenção de diminuir os congestionamentos. Com isso, houve a redução da largura das calçadas no trecho da avenida e colocadas vagas de estacionamento, possibilitando que os clientes tenham segurança e conforto de acesso ao comércio local
- Reconstrução das calçadas
- Pavimentação asfáltica
- Nova sinalização horizontal e vertical 
- Plantio de grama no canteiro central da avenida
- Realizada a remoção de algumas espécies arbóreas, devido à localização, pois interfeririam na pista de rolamento e nas calçadas de pedestres. Para revitalizar o paisagismo, mudas de jerivá foram plantadas no trecho da avenida. A espécie é de origem de países da América do Sul. Por isso, se adapta bem ao clima subtropical e tropical e a altura pode ficar entre 12 e 15 metros.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial