Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Prefeitura avança com a obra de...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

24/08/2023 25/08/2023 14h53m

Prefeitura avança com a obra de instalação de galerias de drenagem em trecho do Bairro Caturrita


Serviço está em andamento na Rua José Barin com a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, em uma extensão de 67 metros. Via segue com bloqueio e há desvio sinalizado para orientar os motoristas

A Prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Elaboração de Projeto e Captação de Recursos, avança com a obra de instalação de galerias de drenagem pluvial na Rua José Barin com a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Caturrita, em uma extensão de 67 metros. A obra é executada pela empresa Sulcava e tem por objetivo evitar alagamentos e escoar toda a água que desce e acumula na via, principalmente em períodos chuvosos.

Além da instalação das galerias de 2x2 metros na Rua José Barin, também haverá serviços complementares de caixas de passagem e coletoras no segmento sob intervenção. A obra está em andamento desde o início deste mês.

A via segue com bloqueio total e há desvio sinalizado para orientar os motoristas. Para quem trafega no sentido Bairro-Centro, há um desvio à direita, na Rua José Barin. Já para quem trafega no sentido Centro-Bairro, o desvio ocorre à esquerda da via. De acordo com o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, o engenheiro José Antônio de Azevedo Gomes, a Prefeitura solicitou o reforço da sinalização no local para a empresa contratada, inclusive para facilitar o tráfego de veículos no período noturno. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) controlam e monitoram o fluxo de veículos no local. O bloqueio ocorre por tempo indeterminado até a conclusão da obra.

Perimetral Dom Ivo Lorscheiter

Próximo ao trecho da Rua José Barin, segue em andamento a obra da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, que vai ligar as regiões Norte e Oeste de Santa Maria. Atualmente está sendo preparada a cancha para a concretagem do passeio, e realizadas as conexões da drenagem pluvial com as caixas de boca lobo para captação da água da chuva na pista.

Também segue a montagem das formas e ferragem para concretar as longarinas, que são as vigas de sustentação da ponte. As duas cabeceiras já foram concretadas. Em outra parte da obra, a base da via já foi compactada para, posteriormente, receber a camada asfáltica. A execução de meios-fios e parte do passeio público também já foi concretado, a partir da Rua Ernesto Beck e após a rotatória da Rua Coronel Valença.

Quando for finalizada, com terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, passeio público, ponte, sinalização viária, galeria e rótulas, a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter terá quatro pistas, sendo duas em cada sentido. A obra estava orçada em R$ 9.937.169,23, mas, como passou por um processo de reprogramação, reajuste e reequilíbrio financeiro em função do aumento do valor dos materiais para a construção durante a pandemia, o investimento já passa dos R$ 13 milhões. A empresa responsável pela obra é a Sul Cava Construções e Comércio, de Santa Maria. Os serviços devem se estender por mais alguns meses de 2023, até que a obra seja concluída.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial