Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Serviços de contenção nas cabeceiras ocorrem...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

26/01/2024 29/01/2024 11h05m

Serviços de contenção nas cabeceiras ocorrem na ponte que ligará a Perimetral à Rua José Barin


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Concretagem e içamento de vigas já foi concluído pela Prefeitura na estrutura localizada no Bairro Caturrita

A superestrutura está avançando com a montagem que passa a dar forma à ponte entre a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter e a Rua José Barin, no Bairro Caturrita, que vai ligar as regiões Norte e Oeste de Santa Maria. A concretagem e o içamento de vigas já foi concluído pela Prefeitura ainda em dezembro de 2023. Atualmente, os serviços de construção final da ponte estão nos escoramentos, formas e instalação das ferragens para a concretagem da laje superior, incluindo o guarda-roda e guarda-corpo.

Em outro trecho, está sendo colocada a base de rachão travado na pista do lado esquerdo da ciclovia e no passeio público, entre a Rua Coronel Valença e a ponte da José Barin. No início de novembro do ano passado, o trecho da Perimetral, entre as ruas Dourados e Ernesto Beck, recebeu a camada asfáltica.

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (SECAP) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), acompanham o avanço dos serviços. O secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, o engenheiro José Antônio de Azevedo Gomes, explica que no decorrer da obra, ainda haverá a necessidade da realização de serviços que estarão sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

“Nos últimos dias, ocorreram reuniões para definir que a partir do final de janeiro e início de fevereiro, serão implantados serviços fora de escopo contratado para a compatibilização entre a obra e as vias existentes. Estes serviços se constituem de enrocamento (estrutura executada em pedra) nas cabeceiras das pontes para proteção, reconstrução de meios-fios na região da Rua Dourados, construção de passeio na região da Rua Dourados, implantação da nova rotatória da Rua Ernesto Beck e a Rua José Barin, além de caixas, alas e rede pluvial próximos a ponte do Colégio Militar”, explica o secretário.

Para evitar alagamentos em trecho do Bairro Caturrita, em agosto de 2023 teve início uma grandiosa obra para a instalação de galerias de drenagem pluvial na Rua José Barin com a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. A obra foi executada pela empresa Sulcava e teve por objetivo escoar toda a água que desce e acumula na via, principalmente em períodos chuvosos.

Sobre a obra:

Uma vez finalizada, com terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, passeio público, ponte, sinalização viária, galeria e rótulas, a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter terá quatro pistas, sendo duas em cada sentido. A obra estava orçada em R$ 9.937.169,23, mas, como passou por um processo de reprogramação, reajuste e reequilíbrio financeiro em função do aumento do valor dos materiais para a construção durante a pandemia, o investimento já passa dos R$ 13 milhões. A empresa responsável pela obra é a Sul Cava Construções e Comércio, de Santa Maria. Os serviços devem se estender por mais alguns meses, até que a obra seja concluída.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) e Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial