Secretaria de Município de Finanças

22/01/2021

Com pagamento da cota única e da primeira parcela, Prefeitura arrecada 51% do total do IPTU 2021


Executivo alerta para o pagamento da segunda parcela do imposto, que vence no dia 10 de fevereiro

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Finanças, arrecadou 51% do total lançado para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 com os pagamentos em cota única com desconto e da primeira parcela para quem optou pelo parcelamento. Na última quarta-feira (20), foi encerrado o prazo para quitar em cota única e também a primeira parcela do IPTU.

O valor do IPTU é fundamental para o orçamento do Município, e a arrecadação é essencial para o pleno desenvolvimento da cidade. De acordo com o secretário de Finanças, Mateus Frozza, os 51% arrecadados equivalem a R$ 33.126.759,11, são cerca de R$ 3,7 milhões a mais do que o valor atingido ao fim da mesma etapa em 2020.

“O arrecadado foi muito bom e um pouco acima do que esperávamos. Com a situação da pandemia, estamos com os atendimentos pessoais restritos, mas, fizemos cerca de 200 atendimentos diários aos contribuintes”, conta Frozza.

A variação atribuída para atualização do exercício de 2021 do IPTU é de 3,92%, conforme o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. A expectativa de arrecadação é de R$ 60 milhões, o que corresponde a 7% da receita do Município. O não pagamento acarreta na inscrição do contribuinte na Dívida Ativa e, após, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

SEGUNDA PARCELA
A Prefeitura ressalta que o vencimento da segunda parcela do IPTU é no dia 10 de fevereiro de 2021. Devido à pandemia de coronavírus, o atendimento presencial é restrito na Prefeitura. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido o carnê, é possível fazer a emissão online pelo site da Prefeitura

A recomendação aos contribuintes que têm dúvidas é fazer contato pelos telefones (55) 3921-7078 e (55) 3921-7209. Também é possível enviar e-mail para os endereços eletrônicos financas@santamaria.rs.gov.br ou iptu@santamaria.rs.gov.br com as dúvidas e o número do cadastro do imóvel. Caso seja constatada a necessidade, um atendimento presencial poderá ocorrer depois dessas etapas.

A fim de agilizar o atendimento e seguir as recomendações sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19, a Prefeitura adota novas medidas. As iniciativas se dão, principalmente, porque a maioria do público que solicita atendimento presencial é idoso. Os contribuintes que necessitam se deslocar até a Prefeitura somente para a aquisição da guia do IPTU 2021 terão entrada pela lateral da sede do Centro Administrativo, que fica na Rua Dr. Pantaleão, das 7h30min ao meio-dia.

CALENDÁRIO IPTU 2021
10 de fevereiro de 2021
- Data de vencimento da segunda parcela

Informações
- Se o contribuinte não recebeu a guia pelos Correios, deve fazer a emissão no site da Prefeitura. Basta inserir o número do cadastro do imóvel
- Caso a pessoa não tenha esse número, deve solicitar a guia por telefone ou e-mail: (55) 3921-7078, (55) 3921-7209, financas@santamaria.rs.gov.br ou iptu@santamaria.rs.gov.br. Basta informar o número do CPF ou o nome do proprietário do imóvel
- A guia, então, será enviada por e-mail ou o cidadão poderá fazer a retirada do impresso na sede do Centro Administrativo, após contato por telefone ou e-mail
- Em caso estritamente necessário, o atendimento presencial se dará na entrada lateral da sede do Centro Administrativo, pela Rua Dr. Pantaleão, das 7h30min ao meio-dia

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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