Secretaria de Município de Finanças

18/08/2022 18/08/2022 11h44m

Prefeitura de Santa Maria começa o envio de cartas de cobrança de parcelas do IPTU/2022 em aberto


Até o momento, a Coordenadoria de Tributos Imobiliários, responsável pelo IPTU, já registrou o atendimento presencial de mais de 11 mil contribuintes

A Prefeitura, por meio da superintendência de Receitas da Secretaria de Finanças (SMF), informa que enviará 3.500 cartas de cobrança aos contribuintes com parcelas de IPTU/2022 em aberto. A previsão total de arrecadação da Prefeitura com o imposto é de cerca de R$ 62,8 milhões para este ano. De acordo com a secretaria, dos 156.342 cadastros lançados para este ano, mais de 84 mil já realizaram o pagamento do imposto em cota única.
 
Segundo a secretária de Finanças, Michele Antonello, a ação de cobrança visa não somente a recuperação desses valores, mas que o contribuinte não tenha que se deslocar até o Centro Administrativo bem como, ao notificá-lo, evitar que esses débitos sejam objeto de inscrição nos órgãos de restrição, SCPC e Cartório de Protesto, ou execução judicial.

“Em um primeiro momento, foram selecionados para cobrança os maiores valores, mas é importante também que aqueles contribuintes que porventura, por qualquer motivo, não tenham efetuado o pagamento do IPTU/2022 ou de alguma de suas parcelas, façam a regularização a fim de manter sua situação regular perante a Prefeitura”, explica.

Conforme previsto em lei, do total arrecadado com o IPTU, 25% é repassado para a Educação e 15% para a Saúde. O restante é utilizado na manutenção dos projetos de governo, na aquisição de insumos e de materiais permanentes.

A previsão é de que as cartas de cobrança comecem a chegar nas residências em até 15 dias. Mais informações: (55) 3921-7078 (das 8h às 13h30min) ou iptu@santamaria.rs.gov.br.

Arte: Camillo Licinio
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial