Inicial > Gabinete do Prefeito > Notícias > Prefeitura de Santa Maria cria grupo...

Gabinete do Prefeito

13/10/2022 13/10/2022 17h07m

Prefeitura de Santa Maria cria grupo de trabalho para acompanhar projetos de duplicação da Fx. Nova


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Em reunião realizada nesta quinta-feira (13), o prefeito Jorge Pozzobom apresentou as principais demandas da população para a empresa contratada pelo Estado que vai elaborar os documentos que servirão de base para a licitação da obra

A Prefeitura de Santa Maria efetivou uma portaria na qual define a participação de secretarias municipais na elaboração dos projetos de duplicação da Faixa Nova de Camobi. As pastas ficam responsáveis por compartilhar informações com a Engemin – Engenharia e Geologia, responsável pelo trabalho. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) em reunião entre representantes da Prefeitura e da empresa no Centro Administrativo Municipal. 

As secretarias que irão compor o grupo de trabalho serão a de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, a de Esporte e Lazer, a de Infraestrutura e Serviços Públicos, a de Mobilidade Urbana, o Instituto de Planejamento (Iplan), o Gabinete do Vice-prefeito e a Procuradoria-Geral do Município. Além de apresentar a portaria, o objetivo do encontro foi que a Prefeitura pudesse pontuar as principais demandas da cidade com relação ao trecho de nove quilômetros da Faixa Nova que será duplicado. Afinal, tudo o que será executado na obra precisa ser previsto agora nos documentos que subsidiarão o processo licitatório. 

“Estamos diante de um dos projetos mais importantes para Santa Maria quando se pensa o futuro, por isso essa grande mobilização. Nós, da Prefeitura, conhecemos de perto os gargalos da cidade e podemos auxiliar o Estado na execução dessa obra, não só com sugestões, mas fornecendo informações para que o trabalho seja agilizado”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom. 

Entre as preocupações expostas pela equipe do Município, estão a necessidade de escoar os congestionamentos verificados na rodovia, principalmente em horários de pico, em função das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de agilizar o fluxo também por conta das ambulâncias que passam pelo local em direção ao Hospital Universitário e de se estudar a viabilidade da instalação de corredores de ônibus para reduzir o tempo de viagem do transporte coletivo. Esses levantamentos e prospecções já estão previstos no edital lançado pelo Governo do Estado e serão feitos pela empresa. 

O vice-prefeito Rodrigo Decimo está no grupo de trabalho como coordenador. Durante a reunião, ele lembrou do crescimento populacional do Bairro Camobi e ressaltou que, depois de duplicada, a Faixa Nova será o melhor caminho para os argentinos e para os moradores da fronteira oestado do Rio Grande do Sul que, atualmente, utilizam a BR-290 para chegar a Porto Alegre. O Aeroporto de Santa Maria, com voos diretos para São Paulo a partir de novembro, se soma à lista de novos atrativos, segundo o Decimo. 

“Nós temos também no Bairro Camobi um adensamento populacional em crescimento, ou seja, há muitos condomínios, prédios residenciais e empreendimentos em construção. A tendência é que o fluxo de veículos na Faixa Nova seja ainda maior. Precisamos estar atentos e aproveitar a oportunidade de adequar a estrutura da rodovia a essa nova realidade”, comentou o vice-prefeito. 

Também participaram da reunião o engenheiro e consultor da Engemin Miguel Molina, que, inclusive, conhece a região e já trabalhou na duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi; e o diretor da empresa, Jacidio Salgado. Como representantes da Prefeitura, estiveram, além de prefeito e vice, o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (Secap), José Antônio de Azevedo Gomes; a secretária adjunta da pasta, Jéssica de Senne Schieffelbein; o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Eduardo Mielke; a vice-presidente da autarquia, Jéssica Corsini Vieira; o engenheiro civil Marcelo Rossés, responsável pelo setor de tráfego da Prefeitura; o engenheiro civil da Secap Luiz Fernando Vieira; o diretor de Desenvolvimento Integrado do Iplan, Fábio Prado Lima, a diretora de Planejamento do Iplan, Maria Paula Zanini, e o superintendente de Infraestrutura, Ricardo Dutra.  

“Nunca tive uma reunião oficial com tantas pessoas do Município querendo ajudar. Problemas e imprevistos sempre ocorrerão no desenvolvimento de um projeto, mas esse auxílio de vocês vai nos ajudar a minimizá-los”, afirmou o diretor da Engemin, Jadicio Salgado. 

Depois da reunião, o prefeito Pozzobom, o vice-prefeito Decimo e os representantes da empresa concederam uma coletiva de imprensa na qual tiraram dúvidas sobre o trabalho a ser realizado. 

DETALHES DO CONTRATO

A Engemin – Engenharia e Geologia é uma empresa do Paraná que foi contratada pelo Estado, por meio de um processo licitatório, para elaborar os projetos para a duplicação da RSC-287 no trecho situado em Santa Maria, isto é, a Faixa Nova de Camobi. A assinatura do contrato ocorreu em 27 de setembro. Os estudos contemplam a extensão de aproximadamente nove quilômetros, do trevo de acesso à Santa Maria, próximo ao Aeroporto, até o entroncamento com as BRs 158 e 392. O prazo para a entrega dos projetos ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) é de 12 meses. O investimento do Estado no contrato é de R$ 1.548.021,09. 

QUAL A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA CONTRATADA?

A empresa entregará documentos que irão subsidiar a licitação para execução da obra. Entre eles, destacam-se estudos de tráfego, contagem de pedestres, estudos topográficos, estudos geológicos, sondagens e ensaios no solo, avaliação de pavimentos, projetos de terraplanagem, de drenagem, de pavimentação, de restauração de pavimento, de sinalização, de iluminação pública, de desapropriações, de pontes e/ou viadutos, estudo ambiental e orçamento.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial