Seções

Gabinete do Vice-Prefeito

09/11/2022 09/11/2022 20h54m

Prefeitura de Santa Maria apresenta Distrito Criativo Centro-Gare para auditores do TCE


João Alves/PMSM

Com o objetivo de divulgar e dar ainda mais transparências às ações do movimento, o vice-prefeito conduziu o encontro, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (9)

A Prefeitura de Santa Maria recebeu a visita de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, o vice-prefeito Rodrigo Decimo apresentou o Distrito Criativo Centro-Gare para o coordenador regional do órgão em Santa Maria, Marco Antonio Teixeira, e para os auditores públicos Gustavo Pereira Bertazzo e Carolina Pires Trindade. 

No encontro, realizado no Centro Administrativo Municipal, no Bairro Centro, Decimo contou a trajetória do movimento, que iniciou ainda no primeiro semestre de 2021, passando pela concepção da proposta até a apresentação do Plano de Ação, já em 2022. O Distrito Criativo Centro-Gare tem o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Santa Maria e já conta com diversas ações em andamento, desde a reforma de prédios e espaços históricos até iniciativas de qualificação do público local com vistas ao empreendedorismo.

"Em resumo, o nosso principal objetivo é que, no território do Distrito Criativo, existam condições de qualidade de vida, para morar, trabalhar, empreender e visitar", explicou o vice-prefeito.

Atualmente, o Distrito Criativo Centro-Gare possui uma governança constituída. O grupo é composto por integrantes de mais de 20 instituições públicas e privadas, como universidades, entidades empresariais e outros grupo sociais, além de cidadãos que trabalham com a economia criativa, isto é, com as atividades baseadas no talento individual, intelectual e artístico de cada um. A governança está dividida em quatro comitês dedicados a discutir os problemas apontados pela população durante a fase de elaboração do Plano de Ação: Comitê de Ambiente Natural e Construído, Comitê de Governança e Políticas Públicas, Comitê de Economia Criativa e Comitê de Identidade e Recursos Culturais. 

"Pessoalmente, fico muito feliz em ver essa apresentação. Causa uma impressão muito positiva saber que esse projeto não saiu de uma cabeça, mas que agentes da população foram ouvidos. Não tem como não dar certo", comentou Marco Antonio Teixeira, que, mais cedo, também se reuniu com o prefeito Jorge Pozzobom. 

Também participaram da reunião a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, o superintendente de Controle Interno da Prefeitura, Clairton Motta, o chefe do Gabinete do Vice-prefeito, Alvaro Barreto Lisboa, e a superintendente de Turismo da Prefeitura, Ana Júlia Socal.

Saiba mais sobre o Distrito Criativo Centro-Gare clicando aqui

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: João Alves/PMSM
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial