Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

28/10/2021 28/10/2021 15h11m

Mais de 5 mil servidores da Prefeitura poderão aderir ao IPE Saúde a partir de 1º de dezembro


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Assinatura do contrato entre o Município e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul ocorreu nesta quinta-feira (28)

A Prefeitura de Santa Maria assinou, na manhã desta quinta-feira (28), o convênio com o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). Com a novidade, mais de 5 mil servidores ativos e inativos do Município, além de seus dependentes, poderão ter acesso ao plano de saúde a partir de 1º de dezembro. A formalização do contrato significa a solução de uma demanda de, pelo menos, uma década dos funcionários da Prefeitura. O ato marcou Dia do Servidor Público, reunindo o presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, vereadores e representantes sindicais. 

“É um legado que deixamos para os nossos servidores, uma conquista da construção coletiva. É a cidade cuidando das pessoas. Nós cuidamos de quem cuida. Isso é mais que um slogan, é a realidade das nossas ações”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, durante live realizada no Centro Administrativo. 

O IPE Saúde contempla serviços como atendimento médico-hospitalar, laboratorial, diagnóstico, tratamento e internação. A contrapartida financeira mensal do servidor que aderir ao plano será de 13,2% incidente sobre o salário, considerando os subsídios ou a remuneração total do cargo ou função permanente. Os itens que entram ou não para o cálculo do salário de contribuição e outros detalhes podem ser conferidos no Portal do Servidor, clicando no botão “IPE Saúde”

A adesão ao IPE Saúde é facultativa e será feita junto à Coordenadoria de Atenção Integrada à Saúde e Segurança dos Servidores (Caiss), ao lado do prédio do Centro Administrativo Municipal, com entrada pela Praça Aristides Miranda Brum. O contrato da Prefeitura com o IPE Saúde tem duração de 24 meses e é prorrogável por igual período. Conforme a secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, os planos ofertados pela Unimed Santa Maria aos servidores seguem disponíveis. A Prefeitura de Santa Maria tem, atualmente, 3.619 servidores ativos e cerca de 1,7 mil inativos. 

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Também acompanharam a assinatura do contrato o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, o presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, os vereadores Alexandre Vargas, Luci Duartes e Manoel Badke, que fazem parte da comissão especial que acompanhou o tema no Legislativo, e os representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) e do Sindicato dos Municipários, Juliana Moreira e Renato Costa, respectivamente. 

“É um momento histórico e marcante. Toda conquista que vem com luta é mais comemorada. Santa Maria já tem 40 mil usuários do IPE Saúde e esse número vai aumentar. Portanto, temos uma grande preocupação em melhorar a rede de atendimento, o que já temos feito”, reforçou Ruivo. 

Para Juliana, o momento é de alegria e de expectativa para o futuro.

“Ficamos contentes quando a política vem a somar e vamos acompanhar esse processo de adesão”, disse a integrante do Sinprosm. 

Costa foi ao encontro da fala da colega de serviço público. Ele elogiou o trabalho do prefeito e dos vereadores na busca pela viabilização do convênio. 

“Concluímos um trabalho de 10 anos. As coisas só se concretizam quando pessoas de coragem assumem a ponta e fazem acontecer”, reconheceu o presidente do Sindicato dos Municipários.

Manoel Badke é o mais antigo integrante da comissão criada para acompanhar a construção do contrato com o IPE Saúde. Para ele, a formalização do convênio foi emocionante. 

“A caminhada foi árdua, mas não desistimos nunca. Hoje é o momento mais importante na minha vida política”, ressaltou o vereador. 

Alexandre Vargas agradeceu o empenho de Pozzobom e de Júlio Ruivo para tornar o plano de saúde uma realidade para os servidores.

“O senhor não está simplesmente assinando um convênio. O senhor está salvando vidas. Os servidores terão um plano digno”, disse o vereador ao prefeito. 

Luci Duartes contou que é usuária do IPE Saúde e pode atestar a qualidade do plano. 

“Estou condecorando o meu mandato. Minha primeira ação, no meu primeiro mandato, foi me somar na busca pelo IPE. Posso ser testemunha do quanto esse plano trará benefícios aos servidores”, garantiu a vereadora.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial