Inicial > Infraestrutura > Notícias > Acesso ao Cemitério Ecumênico passa a...

Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

04/05/2022

Acesso ao Cemitério Ecumênico passa a ser feito no local mediante documento de identificação


No próximo domingo (8), Dia das Mães, o cemitério estará aberto a partir das 7h30min até as 17h, sem fechar ao meio-dia 

Para facilitar o acesso de visitantes ao Cemitério Ecumênico Municipal e garantir a segurança do espaço, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informa que a partir desta quarta-feira (4), a identificação se dá no próprio local. Para isso, é necessário apresentar documento de identificação. A entrada de pedestres é feita pelo portão principal, entre as avenidas Liberdade e Dois de Novembro, no Bairro Patronato. A saída é pelo portão principal e também pelo portão da Avenida Dois de Novembro. Já o acesso de veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida será pela Avenida Dois de Novembro. 

“Para que a identificação ocorra diretamente no Ecumênico, foram realizadas melhorias no local, organizamos um espaço para ser feito esse acesso, com recepção, além de treinar servidores para o trabalho. Em anos anteriores, o local ficava aberto, com as laterais ao terreno sem proteção. Por isso, qualquer pessoa entrava e em qualquer horário, até moradores foram encontrados no terreno, além das constantes ocorrências policiais registradas no interior do cemitério, inclusive com assaltos aos visitantes dentro do cemitério. Esta nova modalidade é para proteger a população”, esclarece o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.

Agora, a pessoa que chega no Ecumênico, e deseja visitar algum túmulo, será recepcionada por um servidor da secretaria e terá de se identificar por meio de um documento oficial com foto no escritório que fica nas dependências do cemitério. Para controle interno e segurança da população, durante a identificação, a pessoa também deverá informar o motivo da visita e o local onde está sepultado o ente falecido. Caso for preciso, os servidores podem auxiliar a encontrar o túmulo.

O acesso controlado de pessoas ao Ecumênico era possível mediante agendamento, principalmente no período da pandemia, e identificação na sede da secretaria, na Avenida Medianeira. O acesso passou a ser controlado há mais de dois anos em função dos constantes furtos e vandalismos nos túmulos, motivo das muitas reclamações da população.

Investimentos

O controle do acesso ao Cemitério faz parte de uma série de investimentos no local. Em agosto de 2021, foram instaladas 50 câmeras no Ecumênico, em que as imagens são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) durante 24 horas por dia. Além disso, as imagens são gravadas e arquivadas num sistema, sendo disponibilizadas para análise posterior, caso haja necessidade de verificar alguma irregularidade de dias ou meses anteriores. Uma empresa terceirizada foi contratada pelo Executivo Municipal para controlar o acesso ao Ecumênico. 

Ainda, em 2021, foram instalados dois monitores de vídeos no escritório no cemitério, que também reproduzem imagens em tempo real, 24 horas, para controlar quem entra e quem sai do local. Diariamente, a Brigada Militar faz rondas para reforçar a segurança e evitar vandalismo.

Com mais essas iniciativas do Executivo Municipal, o resultado foi imediato: de dezembro de 2021 até a presente data, não houve registro de dano ao patrimônio público ou furto no Ecumênico. Também foi cercado todo o terreno. Sendo assim, o monitoramento em tempo real se mostra muito eficiente e ágil pois conta com um grande perímetro em áreas, que anteriormente, eram de difícil acesso. Com as câmeras, também é possível fazer diferentes direcionamentos, aplicar zoom e resgatar imagens. Além disso, o Ecumênico conta com um agente da Guarda Municipal e um vigilante em tempo integral e com rondas de patrulhamento.

Dia das Mães

No próximo domingo (8), é comemorado o Dia das Mães. Para que a população possa prestar homenagens às mães já falecidas, o Ecumênico estará aberto a partir das 7h30min às 17h, mediante apresentação de documento oficial com foto. Neste dia, também serão oferecidos banheiros químicos no local.

SERVIÇO

Visitas ao Cemitério Ecumênico Municipal
- De segunda-feira a sábado, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h;
- Aos domingos, estará fechado (aberto apenas para sepultamentos e serviços internos, em feriados e datas específicas a serem divulgadas antecipadamente);
- No próximo domingo (8), Dia das Mães, o cemitério estará aberto das 7h30min às 17h;
- Apresentar documento oficial de identificação com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou passaporte.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial