Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

Projetos

Educação para o Trânsito nas Escolas

A Educação para o Trânsito é um direito de todos e, de acordo com a Lei 9.503/97- Código de Trânsito Brasileiro, artigo 76, é obrigatória nas escolas, em todos os níveis, adequando-se ainda à Resolução CNE/CP Nº2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada, obrigatoriamente, ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da educação básica. 

Nas escolas, tem a função de inserir o tema trânsito nas atividades desenvolvidas por meio do planejamento de ações que transcendam a aprendizagem de regras, normas e leis de trânsito, de ensinar o que fazer, ensinar como ser, contribuindo para o desenvolvimento de todas as pessoas em sua socialização no espaço público. As ações educativas planejadas e inseridas no currículo das instituições possibilita uma tomada de consciência sobre o papel que cada um assume no trânsito, no desempenho dos diferentes papéis e a construção de uma cultura de paz e empatia. É possível construir um novo paradigma de trânsito por meio da educação, onde cada sujeito ocupe seu lugar e o direito de ir e vir, respeitando o espaço coletivo, de forma consciente e cidadã. 

Escolinha Itinerante de Trânsito

O projeto Escolinha Itinerante de Trânsito tem o objetivo de promover uma vivência lúdica do trânsito e a convivência saudável com as regras, se configurando em uma ferramenta importante, para que as crianças possam ter uma experiência educativa, de forma atrativa, onde possam aprender sobre a importância das regras de trânsito, da sinalização e da existência de outros fatores que interferem na segurança de todos os participantes, sejam como condutores ou pedestres., veículos automotivos e não-motorizados, como a bicicleta convencional e as montarias.

Educação para o Trânsito nas Empresas e Instituições

A educação é a base para qualquer mudança de comportamento no trânsito e, as empresas e instituições têm um papel de grande relevância na conscientização por um trânsito mais humano e seguro. Além disso, tem o objetivo de reforçar a importância de comportamentos seguros, do conhecimento das regras e normas de trânsito, das práticas sustentáveis e de direção defensiva, reforçar o compromisso e demonstrar a responsabilidade social de todos com a segurança viária. Além disso, incentivar a reflexão sobre diversidade, acessibilidade, sustentabilidade, inovação e segurança dos cidadãos e o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro. Ainda, através da educação para o trânsito nas empresas ou instituições, a promoção da reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, resulta na melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de todos as pessoas.

De maneira prática e interativa, são abordados em rodas de conversa e palestras, temas como: fatores de risco nos sinistros de trânsito, direção defensiva, comportamentos seguros, estatísticas de sinistralidade, cuidados com a saúde física e mental, especialmente para quem passa longas horas ao volante. Através de parcerias com outros órgãos, de saúde, educação e segurança, desenvolver campanhas de conscientização com alcance mais abrangente, como: blitz educativa, ações através de redes sociais, materiais informativos, entre outras.

Projeto Trânsito e Educação

A Educação para o Trânsito, de acordo com a Constituição Federal, a Base Nacional Comum Curricular e o Código de Trânsito Brasileiro, deve ser trabalhada de forma transversalizada desde a educação infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, tem o objetivo de maior conscientização das crianças e adolescentes sobre respeito, empatia, solidariedade e cidadania no trânsito, reforçando a importância da educação como o meio para se atingir efetivamente a segurança no trânsito, com destaque para a responsabilidade de todos pela preservação da vida. Educar e aprender são fenômenos que envolvem as múltiplas dimensões do ser humano, portanto, para que haja sentido individual e social é preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem.

Nesse sentido, os temas transversais têm a essência de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos sujeitos em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC.

A transversalidade refere- se à ação pedagógica que se propões a trabalhar com temas, considerados relevantes, cujos conteúdos podem estar relacionados a todas as disciplinas. O tema transversal não é uma disciplina, ele transpassa as disciplinas, tendo como principais objetivos potencializar valores, fomentar comportamentos e desenvolver posturas e atitudes frente a realidade social, trazendo a possibilidade de se estabelecer , na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. Quando se fala em robótica, pode-se associá-la à ficção científica ou ao uso das tecnologias relacionadas à indústria, à fabricação de robôs ou, ainda, à interação entre os seres humanos e os ambientes através da inteligência artificial. Porém, nos dias de hoje, a robótica é tida como importante ferramenta educacional, utilizada no desenvolvimento das habilidades relativas ao uso de tecnologias num mundo em constante evolução, que leva as escolas a buscar instrumentos e metodologias para a atualização das práticas docentes e a organização do currículo escolar. O avanço tecnológico, especialmente relacionado à robótica, é um importante e atrativo recurso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental, pois, ao mesmo tempo que promove a conscientização sobre as principais regras de trânsito (sinalização, direção defensiva e comportamento seguro para condutores, pedestres, ciclistas, passageiros e motociclistas), desenvolve as habilidades de programação, raciocínio lógico e trabalho em equipe dos participantes. 

Assim, em uma iniciativa de parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e de Educação, atualmente todas as escolas da rede municipal de Santa Maria têm o maior investimento em Educação para o Trânsito do país, com a implementação do Projeto Trânsito & Educação. O projeto promove a Educação para o Trânsito de forma inovadora, como estratégia que incorpora a computação ao material didático para a formação integral dos alunos, contribuindo para a promoção da cidadania e da segurança viária. Com o objetivo de prover os professores e gestores dos instrumentos necessários a fim de incorporá-los às suas metodologias pedagógicas, possibilita construir projetos interdisciplinares através das potencialidades da robótica educacional aliadas às metodologias didáticas, proporcionando às crianças e adolescentes a criatividade e a capacidade de desenvolver dispositivos tecnológicos presentes em seu cotidiano, aliando, ainda, a arquitetura urbana às questões da mobilidade no trânsito. Através da integração dos conceitos de educação no trânsito e computação/robótica educacional, com uma abordagem lúdica e interativa no ensino de segurança viária, é facilitado aos alunos o desenvolvimento do pensamento crítico e da tomada de decisões conscientes através de construções e programações que simulam situações reais de trânsito, preparando-os para a conduta e comportamento de cidadãos ativos, críticos, participativos, criativos, voltados à segurança e ao respeito à vida.