Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU)

Para encaminhamento de recursos de autuação de trânsito, irregularidades no trânsito, apoio de fiscais para bloquear vias, carreatas, caminhadas e procissões e outros, o cidadão deve protocolar a solicitação no Protocolo Geral  da Prefeitura Municipal de Santa Maria,que fica localizado no 1º andar Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, nº 2277 - Centro.

Horário: 8h30min às 13h30min ou através da internet na página da Prefeitura no link "Serviços Online", em emissão de taxa de protocolo.  

Para encaminhamento de Defesas e Recursos de Auto de Infração de trânsito, o requerente deverá protocolar nos guichês do Protocolo Geral os seguintes documentos: 
- cópia de da autuação (recebida pelo correio); 
- cópia do documento do veículo  (DUT);
- cópia da CNH ou carteira de identidade do proprietário do veículo;
- Defesa por escrito, assinada pelo proprietário ou condutor do veículo (se já apresentado o condutor ao DETRANRS). 

OBSERVAÇÃO: A Prefeitura Municipal de Santa Maria não recebe indicações de condutor. Em situações de indicação/troca de condutor, a documentação deve ser enviada pelo CORREIO para o DETRANRS, em Porto Alegre, dentro do prazo que constar na notificação, no endereço:

• pelos Correios, endereçado a Rua Washington Luiz, 904 - Centro Histórico - 90010-460 - Porto Alegre - RS;

Clique aqui para conhecer a relação de agentes de trânsito da CTMU

Para atendimento a ocorrências no trânsito em Santa Maria:
Horário: 7h às 24h
Telefone: (55) 3174 1545 - opção 1

DETRAN EM PORTO ALEGRE

Rua Washington Luiz, 904 - Centro Histórico - 90010-460

Direção-Geral:  dg@detran.rs.gov.br 
Diretoria Técnicadt@detran.rs.gov.br
Diretoria Administrativa e Financeira: daf@detran.rs.gov.br
Diretoria Institucional: di@detran.rs.gov.br

 
 
Para mais informações:
Atendimento ao Público
Disque-Detran:
Ligações gratuitas de dentro do Estado do RS:
0800-510-3311
De fora do Estado do RS e de celular:
(51) 3288-2000