Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

29/04/2022

Prefeitura realiza palestras em escolas para conscientizar sobre acidentes com vítimas no trânsito


Iniciativa faz parte do Movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo dialogar e chamar a atenção dos estudantes para o assunto 

Na perspectiva de trabalhar sobre a conscientização de acidentes com vítimas fatais e lesões no trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, deu início à campanha que adere ao Movimento Maio Amarelo, com a realização de palestras em escolas do Município. Com o tema “Cuidados no trânsito e preservação da vida: para uma Santa Maria melhor”, as ações também são alusivas ao aniversário de 164 anos Santa Maria, comemorado em 17 de maio.

Para dialogar e chamar a atenção dos estudantes para o assunto, as primeiras palestras já ocorreram neste mês de abril. Na terça-feira (26), a conversa foi realizada com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edy Maya Bertóia, no Bairro Patronato. Já na quarta-feira (20), a palestra foi direcionada para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chácara das Flores, no bairro de mesmo nome. As próximas ações ocorrem neste sábado (30), das 9h às 11h40min, na EMEF São João Batista, no Bairro Divina Providência, e na próxima terça-feira (3), das 9h às 11h40min, na EMEF Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai. 

“Muitas escolas interessadas ainda estão agendando uma data para expormos essa campanha. Estar na sala de aula, conversar com os estudantes, ouvir experiências e elucidar dúvidas, é mais um momento importante para nós que representamos a Secretaria de Mobilidade Urbana. Os estudantes ainda são pequenos, mas são os futuros motoristas da nossa cidade, do país e do mundo. É nosso dever mostrar dados de acidentes com mortes e lesões, e conscientizar sobre a necessidade do papel de cada um para fortalecer um trânsito mais seguro e consciente”, ressalta a coordenadora do Programa Educação para o Trânsito, Ivanez de Deus.

Durante as palestras nas escolas, Ivanez conta com o apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU). São repassados ensinamentos sobre o trabalho no trânsito de Santa Maria diariamente. Além disso, os estudantes recebem material explicativo impresso com dicas e instruções relativas às boas condutas no trânsito.

Sobre o Movimento Maio Amarelo

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. O movimento ocorre neste mês, pois, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção, e também, a sinalização de advertência no trânsito.

Escolas de Santa Maria interessadas em oferecer aos seus alunos um diálogo sobre a temática “trânsito”, podem solicitar a palestra gratuita do Programa Educação para o Trânsito pelo telefone da Secretaria: (55) 3921-7271.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial