Notícias
15/03/2015 18/03/2015 11h16m
Carnaval 2015: Unidos do Itaimbé conquista o título de campeã do Carnaval de Rua de Santa Maria
Santa Maria conheceu, na tarde deste domingo (15), a escola campeã do Carnaval de Rua 2015. A apuração, iniciada por volta das 17h30, deu o título à Unidos do Itaimbé, que trouxe para a Avenida Liberdade o samba enredo “Parintins: a ilha encantada”. Em segundo lugar ficou a Império da Zona Norte. O terceiro lugar foi conquistado pela Barão do Itararé e o quarto, com a Vila Brasil, campeã do carnaval de 2014.
A Unidos do Itaimbé foi a terceira escola a desfilar na noite de sexta-feira (13) e conquistou o público com o samba enredo, composto por Ramires Monteiro. Com criatividade nas alegorias e adereços, a escola, fundada em 22 de fevereiro de 1975 e há oito anos sem conquistar títulos, atingiu 196,6 pontos, levando nota máxima em quesitos como “Samba Enredo”, “Mestre Sala e Porta Bandeira” e “Bateria”. A verde e rosa trouxe para a Avenida Liberdade 12 alas e 400 componentes.
Em segundo lugar ficou a Império da Zona Norte. A agremiação apresentou o samba enredo “Um sonho de criança”, apostando no lúdico universo infantil para compor as alegorias e fantasias dos seus 300 integrantes. Na pontuação, a escola atingiu 195,5 pontos e conquistando nota dez nos quesitos “Conjunto”, “Enredo”, “Mestre Sala e Porta Bandeira” e “Harmonia”.
O terceiro lugar foi conquistado pela escola Barão do Itararé, com 195,4 pontos. Com o samba enredo “Canto de resistência e fé do povo negro”, a escola explorou, em suas fantasias e alegorias, a preservação da cultura e religiosidade afro-brasileira. A escola, com 450 componentes, encerrou os desfiles deste sábado (14).
A Vila Brasil, que levou o título em 2014, trouxe para a passarela do samba uma homenagem aos 80 anos do jornal A Razão. O samba enredo, de autoria de Flavio Pedroso, Lilian Dias e Anderson Machado, intitulado “Extra! Extra! Com toda A Razão... É Vila na cabeça!”, conquistou nota dez em seis categorias (verifique na tabela em anexo).
As quatro escolas classificadas voltam à Avenida Liberdade, na noite deste domingo, para o Desfile das Campeãs, a partir das 21h. Antes, às 20h, acontece o desfile da Corte do Carnaval e desfile de blocos. A premiação do Carnaval de Rua 2015 será na próxima quarta-feira (18), no Gabinete do Prefeito, localizado no prédio da SUCV, em horário a ser divulgado.
Quesitos - As oito escolas de samba que desfilaram na Avenida Liberdade foram avaliados pela comissão avaliadora nos quesitos conjunto, bateria, evolução, enredo, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, harmonia, alegorias e adereços.
Estandarte de Ouro – A comissão julgadora, formada por 20 membros, definiu ainda, na tarde deste domingo, o troféu “Estandarte de Ouro”, destinado à avaliação das escolas em diversas categorias. A Unidos do Itaimbé conquistou quatro estandartes, seguida pela Vila Brasil e Barão do Itararé, que conquistaram dois troféus cada uma.
Ordem de classificação final das Escolas de Samba de Santa Maria:
1º) Unidos do Itaimbé
2º) Império da Zona Norte
3º) Barão do Itararé
4º) Vila Brasil
5º) Trevo de Ouro
6º) Mocidade Independente das Dores
7º) Arco-Íris
8º) Unidos de Camobi
Confira quem levou o Estandarte de Ouro do Carnaval 2015
Intérprete principal: Unidos do Itaimbé
Comissão de Frente: Trevo de Ouro
Samba Enredo: Unidos do Itaimbé
Bateria: Unidos do Itaimbé
Mestre Sala e Porta Bandeira: Barão do Itararé e Unidos do Itaimbé
Carnavalesco: Vila Brasil
Casal de Passistas: Vila Brasil
Baianas: Barão do Itararé e Zona Norte
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Vilnei
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional