Notícias
09/07/2015 13/07/2015 23h09m
Aeroporto municipalizado, conquista consolidada por muitas mãos e por uma virtuosa vocação de futuro
“Este é um dia especial; um dia muito, muito especial!” exclamou em suas primeiras palavras o prefeito Cezar Schirmer junto à mesa instalada para as assinaturas em Convênio para Delegação de Exploração do Terminal de Passageiros, o que se convencionou denominar de municipalização do Aeroporto Civil de Santa Maria.
O ato aconteceu nesta quinta-feira (9) no Auditório da Base Aérea de Santa Maria, e foi presenciado por um público formado por militares e civis que acompanharam atentamente o caráter histórico dado à iniciativa que se insere em um projeto de integração de aeródromos regionais a aeroportos de capitais.
O chefe do Executivo revelou que “o ato das assinaturas poderia ocorrer em Brasília, como ordem de serviço em Gabinete, mas o convite para que as autoridades estivessem aqui, buscou expressar a gratidão da comunidade, para manifestarmos o reconhecimento dos santa-marienses aos que se dedicaram em um processo contínuo de mediações burocráticas”.
Homenagens e reconhecimentos
“Estamos coroando uma luta de quatro anos, uma antiga aspiração do município, e neste momento é necessário agradecer a sensibilidade e a compreensão de dois homens públicos notáveis pela liderança e por tomarem este projeto como se deles fossem” saudou o chefe do Executivo em referência ao Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, e ao comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, o santa-mariense Nivaldo Luiz Rossato, e do Major Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas, comandante do 5º Comando Aéreo Regional (5º COMAR) responsável pelas unidades da Força Aérea Brasileira na Região Sul.
O prefeito ainda fez referências especiais, entre elas, ao presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, ao secretário de Comunicação e Programação Institucional, Rogério de Assis Brasil, aos integrantes da equipe da SAC – Secretaria de Aviação Civil, Rônei e Eduardo, e ao comandante da Base Aérea, o Cel Av Ramiro Kirsch Pinheiro.
Município, Governo do Estado e SAC
O secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Pedro Westphalen, representando o governador José Ivo Sartori, e saudou como um grande dia para a região e qualificou a iniciativa que concorre para interligar o modal aéreo do interior com a capital e desta com o país.
O ministro da SAC Eliseu Padilha mostrou-se à vontade e em seu discurso fez várias referências elogiosas para valorizar o que considerou “um feito notável do santa-mariense comandante da Aeronáutica” ao mostrar uma virtuosa vocação para enfrentar e superar os entraves de uma estrutura estatal pesada. “Não fosse essa contribuição e ainda teríamos uma longa jornada pela frente até chegarmos aonde estamos agora”, testemunhou. Padilha também enalteceu a “alta sensibilidade de visão de amanhã, da presidente Dilma Roussef, que prevê a instalação de 370 aeroportos no país, e destes, 15 no RS”.
Exigências regulamentares atendidas
O ministro da Secretaria de Aviação Civil destacou que entre as três principais exigências de infraestrutura, o aeroporto de Santa Maria as atende, sendo: a pista, os serviços de navegação e controle do espaço aéreo, a equipe especializada do esquadrão de bombeiros de Aeródromo, o controle de pistas incluindo os serviços de pousos e decolagens, sob a responsabilidade da Base Aérea. Ele acrescentou e se comprometeu com o custeio de obras necessárias a construção de um Parque de Estacionamento de aeronaves civis, de forma que não concorram com o espaço das aeronaves militares da Base Aérea.
Conquistas sólidas e perspectivas ambiciosas
A prefeitura terá a partir das assinaturas de Delegação, um período de transição para a implantação gradativa de serviços e dinâmicas para modelar as rotinas diárias e expandir o Terminal em conformidade com o Plano Federal de Regionalização da Aviação Civil. “Temos muitas ambições, conquistamos dois voos regulares para a capital, conquistamos a municipalização, conquistamos o pátio de estacionamento, acreditamos convictamente no potencial do modal aéreo de Santa Maria, inserido no contexto geográfico central de entroncamento rodoviário e, em breve, retornando a conexão ferroviária nacional, com a inserção do município no percurso da Ferrovia Norte-Sul”, comemorou o prefeito Cezar Schirmer, durante entrevista coletiva.
Nomes perenizados
Ao fim, as autoridades descerraram uma placa em homenagem aos que contribuíram decisivamente para o ato de Delegação de Exploração do Terminal de Passageiros no Aeroporto Municipal de Santa Maria.
André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: Repórter Fotográfico João Vilnei