Inicial > Notícias > Índice recorde de chuva, 160 mm,...

Notícias

20/07/2015 20/07/2015 14h06m

Índice recorde de chuva, 160 mm, provoca transtornos e põe Defesa Civil em ação de emergência


Rio Vacacaí deve subir nas próximas horas e atingir 65 pessoas. foto: João Vilnei

O observatório das chuvas do Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) informou que Santa Maria é a cidade que registrou o maior índice de chuvas, nas últimas horas (desde o início da noite de domingo). O Cemaden mantém oito pluviômetros a fim de possibilitar o aumento da percepção de risco e o engajamento das comunidades nas ações de monitoramento das chuvas e proteção contra impactos negativos, como deslizamentos e alagamentos.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos foram instalados em convênio com a prefeitura e o Cemaden estão em funcionamento desde janeiro deste ano, nos bairros Camobi, Tancredo Neves, João Goulart, Vila Kenedy, Passo das Tropas, Nova Santa Marta, Itararé e Centro.

O secretário de Ação Comunitária e Cidadania e também dirigente da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, lidera uma equipe de atendimento emergencial desde a madrugada, quando o volume de chuvas começou a provocar transtornos com alagamentos em residências.

Há inundações na Vila Lídia, no Jócquei Club, na Vila Brenner, na Vila Ipiranga, Parque Pinheiro Machado e no Bairro Salgado Filho, de forma geral, uma vez que há mais casas em regiões consideradas baixas alagadas. Na região Norte da cidade o pluviômetro marcou o impressionante índice de 160 mm, nas últimas horas.

No Passo da Ferreira, muitas famílias estão isoladas devido ao leito da estrada estar submerso e impedir o acesso com as rodovias BRs 158 e 287.

Na manhã desta segunda-feira (20) a Defesa Civil monitora a região do Passo do Verde, onde o Rio Vacacaí já está transbordando e deve continuar crescendo nas próximas horas, e desalojar cerca de 60 famílias com as águas que devem descer da região de São Gabriel.

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: facebook/adelarvargas.bolinha (dezembro/2014)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial