Notícias
22/09/2015 22/09/2015 18h19m
Prefeito Cezar Schirmer participa de reunião da Famurs, em Santa Maria
Na tarde desta terça-feira (22), aconteceu em Santa Maria o quarto dos dez encontros regionais envolvendo as 27 associações municipais do Estado, que vêm sendo realizados pela FAMURS. Em cada encontro estão convidados a participar prefeitos e prefeitas vinculados à entidade e representantes das principais universidades locais, para apresentar a sua visão de futuro para a região.
Jairo Jorge, prefeito do município de Canoas e coordenador geral do projeto, disse que a FAMURS lidera porque é uma entidade plural, com o objetivo é pensar como as lideranças podem ter ações que melhorem o futuro: “Nós não ligamos para partidos, sentamos juntos para buscar soluções. A ideia é buscar soluções”.
Nesse debate, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, expôs três assuntos que a gestão considera relevante para a região Central e para as administrações municipais. O primeiro assunto diz respeito à qualificação das gestões: “Os prefeitos têm consciência das imensas dificuldades que enfrentam as prefeituras do ponto de vista da qualificação técnica dos seus servidores. A FAMURS junto com outras instituições poderia construir um espaço de treinamento de servidores”, explicou o prefeito, ressaltando que essa seria uma iniciativa importante para todas as prefeituras do Rio Grande do Sul.
A segunda questão explanada por Schirmer tratou sobre a descentralização administrativa. “Santa Catarina teve uma experiência muito positiva em relação à descentralização administrativa e outros Estados também. Não é para burocratizar ainda mais, mas para dar agilidade em procedimentos comuns. Se a questão regional fosse bem enfrentada poderia ser um redutor de custos e ter melhores serviços prestados para a nossa comunidade”, comentou o prefeito.
A terceira questão apresentada pelo prefeito de Santa Maria diz respeito à concentração econômica e populacional do Rio Grande do Sul. De acordo com Schirmer, toda região Oeste está migrando para a região Leste. E, de acordo com o chefe do Executivo, quem migra de uma região para a outra, leva as suas características e não encontra as suas características locais ali estabelecidas e por consequência isso gera violência e problemas de outras naturezas. “Estou aqui para constatar os fatos e discutir a concentração econômica do Rio Grande do Sul na faixa de geografia que começa em Porto Alegre e se projeta na região Oeste. Passado cinqüenta anos, houve uma migração fantástica de toda uma imensa região do Rio Grande do Sul para Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul. Isso tudo desfigurou essas comunidades. Ocorre um acúmulo em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, de problemas cada vez mais graves e crescentes. O Estado tem que ter uma política de descentralização econômica para que essas pessoas fiquem nas suas regiões de origem. A migração não melhora a qualidade de vida, mas piora”.
Cezar Schirmer afirmou que o principal problema do Brasil, tanto público quanto privado, é gestão, com o dinheiro e centralização do poder e recursos concentrados em Brasília. “Essa é uma discussão muito importante. E não há nenhuma reversão à vista. Isso é interesse público e do Estado. É interesse dos municípios”, finalizou o prefeito.
Os próximos encontros organizados pela Famurs serão nos seguintes municípios:
29/09/15 – Frederico Westphalen
29/09/15 – Passo Fundo
06/10/15 – Caxias do Sul
06/10/15 – Taquara
13/10/15 – Ijuí
13/10/15 - Pelotas
Os encontros acontecem sempre em locais públicos e são abertos para a participação da comunidade.
Texto: Acadêmica de Jornalismo Suellen Krieger
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Alves