Notícias
05/10/2015
Sobe para 12 o número de pichadores flagrados em Santa Maria, após a lei municipal antipichação
Na madrugada de sábado (3), mais três adolescentes, de 14, 15 e 16 anos foram flagrados pichando prédios em Santa Maria. Desta vez o alvo foi uma loja na Avenida Ângelo Bolson, próximo à Rua Demétrio Ribeiro. Além da pichação, os jovens chutavam paredes e faziam algazarra. A Brigada Militar se deslocou até o local e pegou os infratores em flagrante. Depois disto, os adolescentes foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para fazer o registro da ocorrência.
Após esta etapa, foi acionada a Guarda Municipal e a fiscalização antipichação do município. O fiscal Alexandre Vargas foi até o local e notificou os responsáveis pelos adolescentes, duas mães e um irmão maior de idade. Segundo a lei municipal antipichação, a notificação tem 20 dias para recurso, após este prazo, passa a valer a multa inicial de R$ 2,7 mil. Caso os pichadores sejam menores, os pais são os responsáveis pelo pagamento da multa.
Com esta ação da madrugada de sábado, já são 12 pichadores flagrados pichando prédios em vias públicas, em Santa Maria, desde que passou a vigorar a lei municipal antipichação. O superintendente de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Eliton Cordenuzzi, avalia que após a implantação da lei e da Campanha Santa Maria do Bem, na mídia, houve uma diminuição deste tipo de infração. “Tanto as polícias quanto a Guarda Municipal estão mais atentas, tanto que já ocorreram estas 12 prisões, apreensões, recolhimento de materiais e notificações, tanto para os adolescentes quanto para os pais”, avalia Cordenuzi. O superintendente ressalta, também, que com a instalação do telefone 153, junto ao videomonitoramento, houve um aumento de registros de ocorrências.
Santa Maria do Bem
Na última reunião do Colegiado Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), no dia 1º deste mês, o secretário adjunto de Comunicação e Programação Institucional, Luiz Otávio Prates, apresentou breve relatório sobre a campanha Santa Maria do Bem, lançada pela prefeitura e pela Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, no mês de junho, com o intuito de despertar na população o cuidado e o zelo pelo patrimônio público e privado. De acordo com Prates, a campanha tem apresentado resultados positivos a partir da realização de ações educativas nas escolas, tratando sobre grafite e arte e intervenções em cenários urbanos, como exemplo, a pintura de um painel localizado na fachada da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, e faz parte do Projeto Muralismo do Bem.
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Campanha/Divulgação