Notícias
18/03/2016
Acolhe Saúde: prefeito encaminha projeto para garantir manutenção de serviços psicossociais
O prefeito Cezar Schirmer encaminhou à Câmara de Vereadores, na tarde desta sexta-feira (18), um projeto de lei para autorizar o Município a contratar ou prorrogar os contratos emergenciais dos profissionais que atuam no serviço de atenção psicossocial “Acolhe Saúde”. Isto significa que, na prática, a prefeitura manterá todos os serviços de atendimento psicossocial aos sobreviventes e familiares de vítimas da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, e permitirá a cobertura e o fortalecimento do programa de saúde mental.
O Acolhe Saúde já prestou, desde abril de 2013, mais de 14,2 mil atendimentos psicossociais aos sobreviventes e aos familiares de vítimas da tragédia da Boate Kiss, e mantém, atualmente, uma média de 250 atendimentos por mês. Estes serviços foram prestados às mais de 1,2 mil pessoas cadastradas no Acolhe. Destas, cerca de 150 pacientes permanecem em atendimento contínuo. E, além dos atendimentos prestados diretamente no Acolhe Saúde, as equipes do serviço de atenção psicossocial seguem realizando atendimentos domiciliares.
Atualmente, o Acolhe Saúde conta com seis psicólogos, dois médicos psiquiatras, um médico clínico, um assistente social, um enfermeiro e outros servidores. Para manter os serviços em dia, a prefeitura investiu, ao longo dos últimos três anos, mais de R$ 1,5 milhão na manutenção dos serviços e profissionais, com recursos oriundos integralmente do Município.
Acolhe funciona na Rua Tuiuti
O Acolhe Saúde, desde a sua criação, funciona na Rua Tuiuti, número 1026, entre as ruas Conde de Porto Alegre e Barão do Triunfo. Os atendimentos são prestados diretamente na sede do Acolhe, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, ou por meio de agendamento.
Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Repórter fotográfico João Alves