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15/04/2016 15/04/2016 17h55m

Procon de Santa Maria divulga ranking das empresas com mais reclamações junto ao órgão


O Programa Municipal de Proteção ao Consumidor Santa Maria (Procon/SM) divulgou, nesta sexta (15), o ranking de empresas reclamadas junto ao órgão, no ano de 2015. No total, são 542 empresas. Encabeçam a lista as empresa de telefonia Claro, com 329 reclamações, OI Brasil Telecom com 325 reclamações, Vivo com 169 reclamações, TIM com 87 reclamações e a operadora NET com 80 reclamações. Também integram o ranking lojas de departamentos, supermercados, operadora de energia elétrica, bancos e operadoras de cartão de crédito, concessionária de água e esgoto, lojas de departamentos, fábricas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, financeiras e agência de viagens, entre outras. (confira a lista completa no anexo).

Segundo a auditora fiscal Márcia Moro da Rocha, responsável pelo órgão, a publicação da lista faz parte das atividades em defesa do consumidor no âmbito do município. De acordo com o documento, o Procon efetuou 35,2 mil atendimentos no ano (balcão, telefone e e-mail), sendo que o total de reclamações formalizadas no Procon/SM foi de 2,5 mil.

Esta é a 10ª edição da publicação oficial das empresas reclamadas no Procon de Santa Maria. O levantamento foi realizado a partir das tabelas de registro de reclamações que são efetuadas junto ao órgão, considerando o período de 2015. O trabalho foi executado pelos acadêmicos do Curso de Direito, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), e estagiários do Procon/SM. “Agradecemos aos servidores, estagiários e colaboradores das atividades do Procon/SM, podemos dizer que as relações de consumo tomaram proporções significativas nos últimos tempos, e isto impõe como necessidade a efetividade de direitos e a compreensão de deveres. Esta é a essência deste trabalho, associada à defesa dos consumidores e à harmonização das relações de consumo”, argumenta Márcia.

O levantamento do ranking foi realizado pelos acadêmicos de direito e estagiários do Procon/SM, Adriano Pascotini e Stella Azambuja, sob a supervisão do professor Vitor Hugo do Amaral Ferreira, dentro do convênio celebrado  entre a Prefeitura de Santa Maria e a Unifra, para o desenvolvimento das atividades junto ao órgão de defesa do consumidor.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
*Com informações do Procon/SM
Fotos: Arquivo/Prefeitura

 

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