Notícias
04/09/2016 04/09/2016 13h16m
Prefeito Farret, público e autoridades prestigiam a abertura de mais uma edição do Pátio Rural
Nem mesmo a chuva na tarde deste sábado impediu que o público fosse até o Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos) para prestigiar a 10º edição do Pátio Rural. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Rural, além de contar com apoio do Banco Sicredi.
Mais uma edição do Pátio Rural movimenta o turismo e a cultura durante o final de semana
A feira tem como objetivo reunir diversos expositores de Santa Maria e região além de ofertar aos visitantes o artesanato, a culinária e atrativos de lazer cultura e turismo num cenário contemplativo. A edição deste mês homenageia a cultura do Rio Grande do Sul com o tema Tradições Gaúchas. O Pátio Rural segue nesse domingo (4), e fica aberto ao público das 11h às 20h. A entrada é gratuita e o estacionamento custa R$ 3,00.
Primeiro ato de Farret prefeito
"Agradeço a todos os expositores e também, em especial, aos secretários Norma Möesch, Rodrigo Menna Barreto e suas respectivas equipes pela dedicação, pelo carinho e pela competência na realização do Pátio Rural;, ressalta o prefeito José Haidar Farret, que assume o comando do Executivo Municipal até 31 de dezembro devido à nomeação do ex-prefeito Cezar Schirmer para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). O convite aceito para o cargo partiu do governador José Ivo sartori.
A abertura do Pátio Rural, no sábado (4), foi a primeira agenda oficial de Farret como novo prefeito de Santa Maria. Na segunda-feira (6) Schirmer retorna de Porto Alegre, quando estará reunido com Farret e, em seguida, com a imprensa para formalilzar os atos de transição ao novo chefe do Executivo. O horário da entrevista coletiva ainda será confirmado.
As presenças
Os secretários de Turismo, Norma Martini Möesch; Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; de Cultura, Marília Chartune Teixeira e de Educação, Silvana Costabeber Guerino; acompanharam a celebração. Também estiveram presentes o sócio-proprietário do Hotel Fazenda Pampas, José Abí Knapp, o Presidente da Cooperativa Terra Santa, Roger D´avila; e o representante da Cooperativa Sicredi, Renato Marin.
"O Pátio Rural não é só uma feira ou uma exposição, se pudesse definir em uma palavra, seria integração. Está a missão deste projeto de governo, que parte de um consenso entre o prefeito e depois secretários que visam focar no envolvimento rural", destaca a secretária de Turismo, Norma Moesch.
José Sidnei da Silveira, do estande Quinta da Gama, participa desde a primeira edição do Pátio Rural e ressalta que a oportunidade de participar do evento dá um maior destaque aos expositores. "O Pátio Rural é muito importante, pois nós (expositores) vamos crescendo todos, reconhece José Sidnei.
Apoio para mais um Pátio Rural
"Tenham certeza que continuarei a auxiliar o Pátio Rural até o último dia do meu mandato", garantiu o prefeito Farret, no seu pronunciamento de abertura do evento, que ocorreu às 15h, com a presença de autoridades, expositores, público e os apoiadores da iniciativa, que reúne mais de 40 empreendedores que encontraram no Pátio Rural o incentio para produzir e gerar renda, explorando as potencialidades dos distritos. No mês de dezembro (dias 10 e 11) a Prefeitura realiza mais um Pátio Rural com a temática Natalina. O evento promete muitas atrações ao público e a oresença dos expositores incentivados pela Prefeitura. Ao todo já foram realizadas dez edições do Pátio Rural, que movimenta a economia das agroindústrias, artesãos e culinaristas, propiciando um espaço qualificado de lazer, cultura, turismo e gastronomia aos visitantes.
Clima não atrapalha. Com a palavra os expositores
A contadora Janice Daronco, 49 anos, acredita que o Pátio Rural é uma ótima oportunidade para ajudar a desenvolver a economia da cidade. Já Edione Maria Bortoluzzi Dornelles expõe óleos essenciais e ervas medicinais desde a primeira edição e diz gostar muito da estrutura ofertada pela Prefeitura Municipal. "Essa estrutura possibilita que mesmo em dias como hoje que está chovendo as pessoas venham prestigiar o nosso trabalho", afirma Edione. Para a edição desse final de semana a comissão organizadora do Pátio Rural caprichou na estrutura. Praticamente toda a área de visitação está coberta e o visitante pode circular livremente e confortávelmente com a família para conferir os estandes e as atrações programadas (veja mais abaixo).
Empreendedores que marcam presença nesse evento
Marli Weber Artesanato - Roupas de Bebê
Art Tattoo´s - Artesanato em Madeira
Negrini Artesanato - Artesanato em Porongo
Neli - Artesanato
Sil Artes - Artesanato em Croche
Lucia Artes - Artesanato em Biscuit
Altamir Pirogravura - Pirogravura em Cuias
Artesanato da Carmem - Artesanato
Lê Artes - Artesanato
George Pains - Bancos e Mesas
Liz Portalet - Bonequeira
Joca Cáceres - Ferro e Madeira
Beco do Beijos - Mãos de Maria Artesanato
Pátricia Avozani - Artesanato
Lixo e Arte - Mosaico Casca de Ovo
Márcia e Guilherme Bernardes - Arte em Lã
Maria Inês - Artesanato
Rogério - Aves exóticas
Rolimã – Alexandre Carrinhos
Gastronomia
Boca do Monte - Peixes - Margarete
Palma – Risoto - Mari Lúcia
São Valentim – Vaca Atolada - Carol
Santa Maria – Carreteiro - Vando
Pains – Mocotó - Toninho e Eliane
Texto: Fabricio Minussi e acadêmica de Jornalismo Viviane Campos
Edição: Fabricio Minusssi
Fotos: João Alves / Prefeitura