Notícias
01/12/2016 05/12/2016 10h15m
Profissionais do Acolhe Saúde participaram em Chapecó de serviços de atenção psicossocial
Um grupo de profissionais integrantes do programa Acolhe Saúde, serviço de atenção psicossocial criado pelo governo municipal para o cuidado às pessoas afetadas pelo incêndio na Boate Kiss, chegou nesta quinta-feira (01), em Chapecó (SC). O programa é considerado uma referência reconhecida pelo Ministério da Saúde pela atuação da prefeitura ao serviço de apoio psicossocial emergencial e tem como integrantes profissionais da área de saúde, como médico psiquiatra, médicos clínicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.
A missão do grupo atende o pedido da direção Associação Chapecoense de Futebol ao prefeito Dr. Farret que autorizou imediatamente a expedição. “Assim que recebemos o pedido imediatamente autorizamos em consideração ao momento de dor e de consternação coletiva que se abate sobre aquela comunidade; é também uma maneira de toda a nossa sociedade prestar solidariedade aquele povo”, destacou o chefe do Executivo.
Integram o grupo, o psiquiatra Gilson Mafacioli, o psicanalista Volnei Dassoler, a enfermeira Adriana Krumm, a psicóloga Cristiane Elesbão e a enfermeira Patrícia Bueno, coordenadora do Acolhe Saúde.
O grupo já manteve uma reunião com a diretoria da Chapecoense e partiram para o trabalho a campo para o levantamento de dados que vai alimentar o sistema de atendimento psicológico emocional. Na primeira impressão, a enfermeira Patrícia se disse impressionada com a qualidade do serviço de atenção básica à saúde em Chapecó que tem uma cobertura de 98% do programa de Estratégia de Saúde à Família (ESF). “O sistema local é muito organizado e funciona de maneira sistemática, então vamos transmitir a nossa experiência de acolhimento e cuidado ampliado em saúde mental”, destacou. É importante observar que, entre outras ações, o Acolhe Saúde visa promover o acolhimento e o suporte psiquiátrico e apoios no campo da clínica ampliada em interação com a rede de saúde do município.
A equipe de profissionais de saúde de Santa Maria estará atuando diretamente na assistência psicossocial durante o velório coletivo, durante o sábado pela manhã e deve permanecer na cidade catarinense até domingo.
Saiba mais
O Acolhe Saúde é definido como serviço SUS de referência no cuidado psicossocial, inicialmente distribuídos em 07 grupos de atenção: acompanhamento em ritos e funerais, apoio nos hospitais, apoio na UPA-SAMU, apoio à atenção básica, supervisão clínica, cuidado ao cuidador e comitê gestor. Houve também suporte psiquiátrico e apoios no campo da clínica ampliada em interação com a rede de saúde do município, acompanhamento aos feridos em suas residências e gerenciamento das informações sobre as situações pertinentes ao âmbito psicológico como forma de avaliar o processo. Nos primeiros seis meses de 2013, o atendimento foi integral, durante 24 horas. O Acolhe Saúde, desde a sua criação, funciona na Rua Tuiuti, número 1026, entre as ruas Conde de Porto Alegre e Barão do Triunfo. Os atendimentos são prestados diretamente na sede do Acolhe, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, ou por meio de agendamento.
André Campos com informações e fotos de Fabrício Minussi, direto de Chapecó (SC