Inicial > Notícias > Poupa Tempo Santa Maria: workshop constrói...

Notícias

07/03/2017

Poupa Tempo Santa Maria: workshop constrói a implantação do Redesimples


Novo modelo busca desburocratizar a emissão de alvarás (Foto: João Alves)

Prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sérgio Cechin acompanharam o encontro com o Sebrae-RS

Na hora de empreender e inovar, um dos requisitos prioritários para o empresário é o tempo necessário para colocar o seu negócio em atividade, principalmente os micro e pequenos empreendimentos. Por isso, a Prefeitura de Santa Maria trabalha diariamente para garantir um dos principais projetos da nova Administração: o Poupa Tempo Santa Maria, que busca exatamente agilidade, desburocratização e segurança na emissão de alvarás.

Dando continuidade às ações de implementação do programa ocorreu, na manhã desta terça-feira (07), o workshop para implantação da Redesimples, em que foi discutido o processo atual para expedição do documento e debatido a construção do novo fluxo de informações para abrir empresas.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sérgio Cechin acompanharam a atividade, reunidos aos representantes de todas as secretarias envolvidas para a expedição de alvarás e ao técnico da gerência Regional Noroeste e Centro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Claudiomiro Reis, que ministrou o workshop.

“Estamos preparando projetos de governo não para nós, mas para o futuro de Santa Maria. Nós passaremos, os projetos e o crescimento da cidade ficarão”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo destacou que o decreto, que colocará o programa em prática, está praticamente pronto. Ele ainda salientou que até o início do próximo mês pretende lançar, oficialmente, o Poupa Tempo Santa Maria. Já o vice-prefeito lembrou da união das pastas envolvidas, que trabalham para colocar o projeto em ação.

“Santa Maria vai apresentar ao Estado um novo modelo. São mudanças necessárias que estamos fazendo, para o bem do Município”, argumenta Cechin.

 

SEGURANÇA E AGILIDADE NA EMISSÃO DE ALVARÁS
A emissão de alvarás no país leva, em média, conforme o técnico do Sebrae-RS, 83 dias. Em uma proposta inovadora e moderna, o Município quer fornecer o documento para as empresas que atuem com atividades de baixo risco em, no máximo, cinco dias, respeitando todas as leis. É o chamado alvará condicionado, um novo modelo que será desenvolvido e apresentado pelo Poupa Tempo Santa Maria.

“Esse encontro das secretarias busca identificar os processos e construir novos, facilitando e desburocratizando eles, mas dentro da legislação”, explica o técnico do Sebrae-RS.

Participaram, ainda, do workshop representantes das secretarias de Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Estruturação e Regulação Urbana e Vigilância Sanitária. 

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial