Notícias
13/03/2017
Corede Central vota os projetos prioritários da versão final do Planejamento Estratégico
Propostas prioritárias serão enviadas ao governo do Estado para serem referência nos investimentos
A tarde desta segunda-feira (13) foi de definição da elaboração da versão final do Planejamento Estratégico do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central. Lideranças políticas e empresariais dos 19 municípios pertencentes do conselho votaram no que consideram prioridades para o desenvolvimento da região. Cinco áreas temáticas, totalizando 47 projetos, foram avaliadas e votadas pelos participantes.
A reunião, ocorrida no Hotel Dom Rafael Premium, procurou apresentar a carteira de projetos, em que foram detalhadas as áreas e as propostas que irão subsidiar os investimentos na região.
Conforme a coordenação de Planejamento Estratégico do Corede Central, os projetos foram divididos em cinco dimensões: Ambiental, com prevenção e adequação dos recursos naturais; Social, que tem como estratégia a melhoria da qualidade de vida da população; Infraestrutura e Gestão Pública, em que busca a ampliação e qualificação da infraestrutura regional; Econômica, para gerar condições de empreendedorismo e competitividade; e Institucional, para integrar as ações de desenvolvimento regional.
“Esse encontro vai definir, em conjunto com as lideranças políticas e empresariais dos municípios, as ações necessárias para o desenvolvimento da região”, destacou o presidente do Instituto do Planejamento (Iplan), Vilson Serro, que representou a Prefeitura.
De acordo com o presidente do Corede Central , Silon Procath, após todos os presentes votarem nos projetos que consideram prioritários, será contabilizado os votos e, por ordem de maior votação, será elaborado um documento final e enviado ao governo do Estado. Este relatório, afirma, será usado como referência pelo governo na consulta popular, planos plurianual e na busca de recursos.
“Será enviado por ordem de prioridade, o que consideramos os principais projetos para a região central”, explicou o presidente.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria