Notícias
31/03/2017 31/03/2017 17h06m
MASM reabre na próxima terça-feira com exposição de gravuras de seu acervo
Vernissage e atividades paralelas integram a programação da noite
Na próxima terça-feira (04), às 19h, um dos espaços culturais de maior valor afetivo para os santa-marienses reabre suas portas. A reinaguração do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) será marcada pela vernissage da exposição “Gravurando no Tempo – Acervo do Museu de Arte de Santa Maria”, contemplando artistas visuais de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil. O espaço, agora revitalizado e recuperado, estava fechado desde 2015, quando teve parte de sua estrutura danificada devido a um temporal.
A mostra, composta por 59 peças de 40 artistas, apresenta peças do acervo do MASM, traçando um panorama das artes visuais através da gravura, técnica que produz imagens obtidas por meio da impressão a partir de uma matriz artesanal. A exposição será dividida em três momentos: Os Precursores, Os Idealistas e Os Contemporâneos, criando uma linha cronológica de resgate da gravura.
“O público poderá apreciar gravuras em técnicas mais tradicionais como a xilogravura e litogravura, até técnicas mais modernas, como gravuras digitais e infogravuras”, explica o diretor do MASM, Márcio Flores.
A exposição também vai apresentar as peças mais recentes do acervo, ainda inéditas ao público. “Algumas obras foram doadas ao MASM pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). São 17 gravuras, nunca antes mostradas e que agora estarão disponíveis para a apreciação dos nossos visitantes”, explica a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella.
SALA RECEBERÁ NOME DE ARTISTA FALECIDA EM 2016
A principal Sala de Exposições do MASM vai receber a denominação “Sala Jeanine Viero”, em homenagem à artista plástica, falecida em 2016. Grande incentivadora das artes plásticas no Município, Jeanine foi a primeira presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM).
De acordo com Márcio Flores, a sugestão do nome foi proposta pela Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (AMASM) e aceita pela comunidade artística, como reconhecimento do trabalho desenvolvido por Jeanine Viero em prol da Cultura de Santa Maria.
ATIVIDADES PARALELAS MARCAM A REABERTURA
Além da exposição “Gravurando no Tempo”, a programação de reabertura do MASM terá também outras atrações como recital de piano com a musicista Tânia Bomachar; performance executada pelo grupo do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), intitulada “FeridaCalo” e apresentação de projeto colaborativo para áreas urbanas, executado pelo Laboratório de Urbanismo da Ulbra Santa Maria.
SERVIÇO:
O QUÊ: Abertura e Vernissage “Gravurando no Tempo – Acervo do Museu de Arte de Santa Maria”
QUANDO: 04 de abril de 2017, às 19h
ONDE: Museu de Arte de Santa Maria, Avenida Presidente Vargas, nº 1400 – Centro Integrado de Cultura Evandro Behr
PERÍODO DE VISITAÇÃO: de 04 a 28 de abril de 2017
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
ARTISTAS QUE INTEGRAM A MOSTRA:
O ontem... Os Precursores
Danúbio Gonçalves
Francisco Stockinger
Iberê Camargo
Vasco Prado
Zoravia Betiol
O ontem... Os idealistas
Airton Corrêa
Alfonso Benetti
Arlete Santa Rosa
Carlos Alberto Mayer
Denise Sanches
Edir Bisognin
Guilherme de Farias
Helga Corrêa
Henrique Fuhro
João Luiz Roth
José Francisco Maringuele
Leo Dexheimer
Lusa Rosângela Aquistapasse
Maria Bonomi
Maria Heloisa Morgado
Marina Veiga
Mario Rohnelt
Martha Silla
Miriam Tolpolar
Nelson Elwanger
Silvestre Peciar Basiaco
Suzana Gruber
Paulo Cheida Sans
Plinio Bernhaardt
Vani Foletto
Vera Chaves
Wagner Dotto
O hoje... Os contemporâneos
Aracy Colvero
Cristina Rios Leme
Gustavo Freitas Dias
Kelly Julia
Marcos Souto
Simone Rosa
Simone Witt
Sonia Tomazzi
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria