Inicial > Notícias > Santa Maria Vídeo e Cinema retoma...

Notícias

23/05/2017 23/05/2017 11h04m

Santa Maria Vídeo e Cinema retoma sua trajetória e prepara a 12ª edição com apoio da Prefeitura


Cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Cesma na noite desta segunda-feira (Foto: Deise Fachin)

Festival que exibe produções locais e nacionais deve voltar para a Praça Saldanha Marinho em 2018

 

O auditório da Cesma foi o local escolhido para a 11 ½ edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), na noite desta segunda-feira (22). Sem atividades desde 2013, o nome escolhido para este ano, 11 ½ , reflete a intenção dos idealizadores em realizar a 12ª edição, em 2018, de forma ampla e grandiosa. Criado em 2002, o SMVC tradicionalmente era realizado na Praça Saldanha Marinho, local onde realizadores, apoiadores e público compartilhavam o espaço de forma democrática. Após este hiato de três anos, a organização do festival anunciou, durante a cerimônia de abertura desta edição, a retomada do SMVC em seu local de origem: a praça pública.

“Queremos publicamente agradecer a Prefeitura de Santa Maria, na pessoa da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, por ter nos dado garantia que, a partir do dia 1º de junho de 2018, o Santa Maria Vídeo e Cinema vai estar novamente ocupando a Praça Saldanha Marinho”, afirmou Luiz Alberto Cassol, coordenador do SMVC.

Representando o prefeito Jorge Pozzobom, a secretária Marta Zanella prestigiou a cerimônia e defendeu a volta do SMVC ao seu local de origem. “A retomada do Santa Maria Vídeo e Cinema representa devolver para a cidade a mais importante mostra audiovisual já realizada em Santa Maria. Pra nós, santa-marienses, a existência dessa mostra evidencia a potencialidade dos profissionais que atuam na cidade, não perdemos para ninguém em qualidade e capacidade técnica”, disse.

Para Marta Zanella, a intenção da Prefeitura é estabelecer o diálogo com os realizadores para a edição do ano que vem. “Queremos trabalhar juntos para que o Santa Maria Vídeo e Cinema volte para a Praça Saldanha Marinho e volte para as comunidades, reforçando o caráter democrático que o festival demonstrou em toda sua trajetória”, completou.

 

NOITE DE AGRADECIMENTOS E HOMENAGENS
A primeira noite do festival foi dedicada à memória das onze primeiras edições, realizadas entre 2002 e 2013, e também à homenagem a 26 pessoas e que direta ou indiretamente colaboraram com a trajetória do festival. Os homenageados receberam certificados em reconhecimento pela contribuição. Após, foram exibidos onze filmes que receberam o Troféu Vento Norte de melhor curta-metragem da Mostra Santa Maria e Região nos 15 anos do festival. O público recebeu cédulas para votação e os vencedores serão anunciados durante o encerramento da mostra, na quinta-feira (25).

A 11 ½ edição do SMVC segue com exibições de curta-metragens na Cesma, a partir das 19h, além de atividades paralelas realizadas no período da tarde (veja a programação abaixo). Para a noite de encerramento está prevista a exibição do longa-metragem “Superfície da Sombra” (direção de Paulo Nascimento) e a entrega dos troféus Vento Norte.

 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (23)
Exibição de filmes que receberam o Troféu Vento Norte de melhor curta-metragem da Mostra Nacional nos 15 anos de festival. Na Cesma, às 19h.

2002 - 1º SMVC, Ocorredor (SC), de Loly Menezes e Jano Moskors
2003 - 2º SMVC, As Belas Rosas Estão Presentes (RS), de Maurício Saldanha
2004 - 3º SMVC, Desirella (SP), de Carlos Eduardo Nogueira
2005 - 4º SMVC, O Menino e a Bagaceira (PB), de Lucio Vilar
2006 - 5º SMVC, Uma História Severina (DF), de Debora Diniz e Eliane Brum
2007 - 6º SMVC, O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar (PE), de William Paiva e Leonardo Domingues
2008 – 7º SMVC, Engano (RJ), de Cavi Borges
2009 – 8º SMVC, O Velho Guerreiro Não Morrerá – Cangaceiro de Lima Barreto - 50 Anos Depois (RJ), de Paulo Duarte
2010 – 9º SMVC, Eletrotorpe (SP), de Yuri Amaral e Nalu Béco
2011 – 10º SMVC, República dos Ratos (RS), de Beto Mattos
2013 – 11º SMVC, Depois da Queda (MT), de Bruno Bini
 

Quarta-feira (24)
15h, na Cesma – Exibição do documentário de longa-metragem “Edmundo”, de Luiz Alberto Cassol e homenagem ao
entenário de vida do artista.

19h, na Cesma – Exibição dos filmes que marcaram as 11 edições do festival, vencedores dos prêmios Clayton Coelho de Direitos Humanos e Lanterninha Aurélio e de videoclipes.


Quinta-feira (25)
19h, na Apusm – Exibição do longa-metragem “Superfície da Sombra”, de Paulo Nascimento; entrega dos troféus Vento Norte e coquetel de encerramento.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial