Notícias
04/08/2017 04/08/2017 11h00m
EMAI: única escola no país que oferece ensino profissionalizante ao Ensino Fundamental faz 20 anos
Pelo menos 250 alunos são atendidos na instituição, nos três turnos
No dia 04 de agosto de 1997, a Prefeitura de Santa Maria deu um passo importante para o ensino profissionalizante na cidade: municipalizou a Escola de Aprendizagem Industrial (EMAI), tornando-a a única no país que oferece esta modalidade para os estudantes do Ensino Fundamental. Duas décadas depois, nesta sexta-feira (04), a instituição comemora seus 20 anos com determinação de seguir adiante, projetando seu futuro, e sem jamais esquecer seu passado de conquistas.
Atualmente a escola atende 250 alunos, em três turnos, auxiliando-os na formação complementar dos estudantes, já que eles estudam no turno inverso ao escolar. São oferecidos os cursos de Desenho Industrial, nos turnos manhã e tarde; Eletrometalmecânica, nos turnos manhã e tarde; Educação Profissional Inicial Integrada ao Ensino Fundamental - anos finais, na modalidade EJA/Noturno.
“Valorizamos esta escola e sempre faremos isso, pela importância que ela tem ao Município e aos alunos que lá estudam”, disse a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga.
Oferecer uma oportunidade diferenciada aos alunos, que os capacite para concorrer no disputado mercado de trabalho, é um dos objetivos da EMAI, que foi criada pela Lei Municipal nº 4063/97. No entanto, para entrar na escola, os estudantes precisam ter idade mínima de 14 anos, estar matriculados, no mínimo, no 7º ano do Ensino Fundamental, além de ter que passar por uma prova de seleção. Neste ano, mais de 500 jovens se inscreveram para disputar as 150 vagas do turno diurno. A escola também oferta 75 vagas anuais para o ingresso noturno, sendo o critério de entrada a ordem de matriculas.
“Aqui os alunos são preparados para o futuro, tendo como referência a ciência e a tecnologia. Temos vários exemplos de estudantes que passaram por aqui e deram grandes passos para diferentes carreiras profissionais”, garante a diretora da EMAI, Cleone Martins.
Conforme a diretora, um grande diferencial da escola é que todos os estudantes recebem bolsas pelo Programa Jovem Aprendiz, que conta com a colaboração e parceria de 39 empresas de Santa Maria e Região. Desta forma, eles recebem meio salário mínimo.
OPORTUNIDADES
Aluno na escola em 1974, quando ela pertencia ainda a Rede Ferroviária, Sérgio Roberto Valcorte, 58 anos, é o professor mais antigo da instituição, lecionando desde 1984 no local. Ali ele viu ex-alunos alcançarem diferentes postos no mercado de trabalho, seja na área ou fora dela.
“Aqui é aberto um leque de opções, seja na área técnica ou outra. Hoje temos ex-alunos formados, pós-graduados, doutores. É uma grande oportunidade para esses meninos e meninas”, argumenta o professor.
Na busca pela carreira militar, José Carlos Corim, 18 anos, garante que passar pela EMAI é uma chance única, sendo um diferencial importante para o futuro.
“Agarramos esta oportunidade com muito gosto, porque daqui podemos dar um grande passo para o futuro”, concluiu o aluno.
Em outubro, um edital – para a prova de seleção de novos alunos – deve ser lançado pela Escola.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria