Notícias
14/12/2017
Prefeitos da região escolhem nova diretoria do Consórcio Intermunicipal e da AM-Centro
Encontro, na manhã desta quinta-feira, escolheu a nova diretoria para o ano de 2018
Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios participaram, nesta quinta-feira (14), do encontro que definiu as novas diretorias para 2018 do Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CI/Centro) e da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro). Durante a reunião, que contou com a participação do vice-prefeito Sergio Cechin, foi feito um breve balanço das ações realizadas pela AM-Centro ao longo deste ano. Entre os assuntos abordados estavam as áreas da Saúde, da Educação e de Infraestrutura dos municípios da Região Central.
Na ocasião, os chefes dos executivos das cidades vizinhas elegeram, por unanimidade, o prefeito de Santiago, Tiago Gorski, para presidir a AM-Centro no próximo ano. A diretoria eleita, que toma posse em 18 de janeiro de 2018, é composta, ainda, pelo 1º vice-presidente, Jocelvio Gonçalves Cardoso, prefeito de Formigueiro; e pelo 2º vice-presidente, João Vestena, prefeito de Júlio de Castilhos. Também fazem parte do Conselho Fiscal, o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Montagner, o prefeito de Paraíso do Sul, Artur Ludwig, e o prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello.
Além da votação da nova diretoria, durante a reunião da AM-Centro, também foi feito um levantamento das cidades da região que irão realizar os festejos de Carnaval em fevereiro. Das 20 cidades representadas nesta quinta-feira, 11 não terão carnaval; cinco irão subsidiar o evento; e quatro estão em busca de parcerias para a realização dos festejos. De acordo com o vice-prefeito Sergio Cechin, em Santa Maria, não será investido dinheiro público para a realização do evento e, possivelmente, o carnaval ocorrerá fora de época.
“Nós estamos tomando como exemplo a cidade de Uruguaiana, onde os recursos do carnaval saem do trabalho realizado pelas escolas de samba. Estamos em busca de parcerias para realizarmos o evento na cidade, como o financiamento da Lei Rouanet utilizada no Natal. Iremos ajudar com a infraestrutura, mas não haverá envolvimento de dinheiro público” explicou o vice-prefeito.
Já na reunião do Consórcio Intermunicipal da Região Centro foi votado e aprovado, por unanimidade, a permanência do prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salermo, como presidente do CI/Centro. Os demais membros continuam os mesmos – com exceção do prefeito de Santiago, Tiago Gorski, que dá lugar ao prefeito de Pinhal Grande, Luiz Burin. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, permanece como membro do Conselho Administrativo do Consórcio.
Durante o encontro ficou decidido que, em janeiro, será feita a prestação de contas do Consórcio, referente a 2017. Na oportunidade foi afirmado que, durante este ano, mais de 180 mil procedimentos médicos foram realizados pelos municípios da região por meio do CI/Centro.
Texto: Thassiani Porto
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria