Notícias
23/01/2018
Prefeitura de Santa Maria atua na limpeza e conservação de cemitérios públicos do Município
Serviços incluem varrição, corte de grama e recolhimento de lixo e seguem durante todo o mês
A Prefeitura de Santa Maria dá continuidade, nesta terça-feira (23), ao atendimento das áreas públicas na Região Central do Município. Na data de hoje, as frentes de serviço da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estão concentradas na limpeza dos cemitérios da cidade.
A principal ação é realizada no Cemitério Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato. Por se tratar do maior cemitério público do Município e que recebe, diariamente, dezenas de visitantes, o Ecumênico passa por manutenção toda a semana. No local, as equipes responsáveis pela conservação atuam na limpeza da área, realizando varrição, corte de grama e recolhimento de lixo. As atividades são realizadas também na parte externa do cemitério, junto à Avenida Dois de Novembro e na área próximo à Avenida Liberdade. No local, os serviços prosseguirão até o final deste mês.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, as atividades de manutenção dos cemitérios tiveram início no dia 10 de janeiro e incluem o corte de grama e varrição, bem como o recolhimento e classificação de resíduos sólidos – a destinação é feita por uma empresa terceirizada que presta serviços ao Município. Até agora, já foram contemplados com os serviços os cemitérios Jardim da Saudade, no Bairro Caturrita, e o Campestre do Menino Deus.
“Manter os cemitérios em melhores condições é um compromisso do prefeito Jorge Pozzobom. Assim, por meio dos recursos disponibilizados à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, realizamos ações de limpeza e manutenção, como forma de garantir um ambiente limpo, seguro e adequado a quem circula pelo local”, explicou Almeida Rosa.
O secretário destaca que, para manter os cemitérios limpos, também é necessária a colaboração da comunidade, especialmente nesta época do ano, em que aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, facilitada pelas condições ambientais adequadas, como temperatura. A orientação de Almeida Rosa é que os cidadãos auxiliem na conservação dos jazigos e carneiras, recolham os seus resíduos e depositem nos contêineres. Além disso, o secretário pede que a comunidade não utilize recipientes que possam acumular água, para evitar a proliferação do mosquito, que transmite Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela Urbana.
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria