Inicial > Notícias > Atendendo ao pedido da Associação de...

Notícias

25/01/2018 26/01/2018 09h41m

Atendendo ao pedido da Associação de Familiares, Prefeitura adia demolição da Boate Kiss


Documento assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom foi entregue ao presidente da AVTSM, Sérgio da Silva (Foto: Deise Fachin)

Decisão foi anunciada, nesta quinta-feira, ao presidente da AVTSM e ao advogado que representa as famílias

 

Em mais um ato que demonstra respeito aos pais, familiares e sobreviventes da tragédia na Boate Kiss, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, assinou, nesta quinta-feira (25), o documento que suspende temporariamente a demolição do prédio onde funcionava a casa noturna, localizado na Rua dos Andradas. Motivado por um pedido da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), o chefe do Executivo determinou que o imóvel deve permanecer como está, com a finalidade de ser utilizado como peça de prova no processo que busca a condenação dos quatro réus responsabilizados pelas 242 mortes, ocorridas em 2013. A intenção da Prefeitura era anunciar, em abril, a data de início da demolição do prédio.

Durante o encontro, Jorge Pozzobom fez uma breve retrospectiva das ações desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2017. Para o prefeito, a desapropriação do imóvel, o apoio na realização do concurso nacional de Arquitetura que vai escolher o projeto para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss, além do apoio e intervenção do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), são as conquistas mais importantes da nova relação estabelecida entre o Poder Executivo e a AVTSM.

“Suspender a demolição do prédio é, antes de tudo, atender a um apelo dos pais e familiares. E é nosso dever reafirmar o compromisso assumido, deste o início do nosso governo, em estar ao lado da Associação, colaborando de todas as formas possíveis, nesse processo de amenizar a dor ao longo do tempo. Também é o nosso dever para com a cidade de Santa Maria”, afirmou Pozzobom.

O presidente da AVTSM, Sergio da Silva, também rememorou a relação dos pais, familiares e sobreviventes, com a Prefeitura nestes cinco anos. Sergio lembrou que Pozzobom foi o primeiro candidato à prefeito a procurar espontaneamente a Associação para apresentar o plano de governo e ouvir, dos pais, o que esperavam do Município.

“Fomos acolhidos pelo Jorge desde o início, antes mesmo de ele assumir como prefeito. E tudo isso que está acontecendo agora tem o mérito e o empenho dele. Estávamos abandonados e tínhamos até medo da Prefeitura. Se hoje temos acesso ao Poder Executivo dessa forma, é porque o Jorge nos deu essa oportunidade. Estamos juntos e continuamos na luta”, desabafou Sérgio da Silva.

Opinião semelhante foi compartilhada pelo advogado Pedro Barcellos Jr., que representa a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), desde que a tragédia ocorreu, em 27 de janeiro de 2013.

“Agradecemos a sensibilidade do prefeito, da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e de todo o Executivo ao tratar destas questões. Este não é um ato de cunho político. Preservar o local onde aconteceu a tragédia é um ato jurídico que vai colaborar com a acusação, caso consigamos reverter a decisão de afastar o julgamento pelo Júri Popular. Com a suspensão do processo de demolição, hoje eu posso dizer aos pais  que o prefeito prontamente nos atendeu e concordou com a preservação do prédio”, explicou Barcellos Jr.

A preservação do prédio onde funcionava a Boate Kiss foi solicitada depois que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB-RS), Ricardo Breier, passou a atuar como assistente de acusação no processo criminal do incêndio na Boate Kiss. O advogado vai representar a AVTSM, ao lado de Pedro Barcellos Jr. O reforço vai colaborar para que o recurso especial, apresentado pelo Ministério Público Estadual (MP), seja enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A secretária de Educação e coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica de Acolhimento, Lúcia Madruga, e o assessor especial de Comunicação da Prefeitura, Roberto de Oliveira, também participaram do encontro na tarde desta quinta.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial