Inicial > Notícias > Segundo dia de exercícios simulados no...

Notícias

26/04/2018 26/04/2018 16h21m

Segundo dia de exercícios simulados no Aeroporto de Santa Maria termina com êxito nas operações


Exercícios simulados servem para  planejar, executar e avaliar a aplicação de medidas de segurança (Foto: Deise Fachin)

Cerca 150 profissionais, do Município e de Porto Alegre, participaram das ações envolvendo sequestro de aeronave e ameaça de bomba

 

O Aeroporto Municipal de Santa Maria passou por mais dois testes de segurança nesta quinta-feira (26). A Prefeitura e a Delegacia da Polícia Federal de Santa Maria realizaram o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (ESAIA) e o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB). As atividades – realizadas por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – complementaramm o trabalho iniciado na quarta (25), quando o aeródromo passou pelos Exercícios Simulados de Emergências em Aeródromos (ESEA). Na manhã desta quinta-feira, cerca de 150 pessoas participaram das simulações de crise.

Os exercícios simulados devem ocorrer a cada dois anos e têm a finalidade de planejar, executar e avaliar a aplicação de medidas de segurança, destinadas a garantir a integridade de todos que trabalham ou transitam no ambiente aeroportuário, a fim de proteger as operações da aviação civil contra atos de interferência ilícita, cometidos no solo ou em voo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, considerou as atividades realizadas pela Prefeitura e pelos órgãos de segurança, durante dois dias, como extremamente positivas para ao Aeroporto de Santa Maria, pois o coloca em condição diferenciada, frente a outros aeroportos de maior porte no país.

“Foi uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos usuários e, também, de aproximação entre as instituições que poderão vir a trabalhar juntas em uma eventual necessidade. O resultado que temos, ao final destes exercícios, demonstra que nosso aeroporto possui alto grau de profissionalismo e de responsabilidade na sua atuação. Através disso, conseguimos comprovar o quanto são atrativas as operações em Santa Maria, tanto para as companhias aéreas, quanto para os usuários e para a sociedade”, afirmou o secretário.

Para o delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas, as atividades possibilitam que os agentes, as equipes de socorro e os servidores que administram o aeródromo possam se capacitar para atender situações reais.

“Em uma situação de perigo, que por ventura aconteça, estes profissionais estarão treinados para não cometerem falhas. Nossa intenção é que possamos tirar daqui correções e lições para que se diga ‘Lá em Santa Maria estão preparados e treinados’, pois estamos trabalhando com vidas e preservá-las é a nossa missão. Uma vida que se perde em situações como essa compromete todo o nosso trabalho perante a sociedade”, explicou o delegado.

Além dos agentes da Polícia Federal e equipes que administram o Aeroporto de Santa Maria, participaram ainda dos exercícios simulados a Guarda Municipal, Força Aérea, Brigada Militar, Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Companhia Aérea Azul e Serviço de Vigilância – Vigilare.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265) 
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial