Notícias
05/06/2018
Resíduos depositados irregularmente em contêineres prejudicam a coleta de lixo na cidade
Dois caminhões da empresa que presta o serviço estragaram devido ao peso dos contêineres, já que eles tinham resíduos da construção civil e outros materiais depositados irregularmente
Ações individuais de alguns cidadãos comprometeram um trabalho de extrema importância para toda a comunidade: a coleta de lixo conteinerizada. Isso porque algumas pessoas, de forma irregular, depositaram resíduos da construção civil e outros materiais, como madeiras e galhos, nos contêineres – destinados apenas a resíduos domésticos. O peso dos recipientes ficou acima da capacidade, e ocasionou danos, na manhã desta terça-feira (05), em dois caminhões de coleta. Os veículos tiveram que ser encaminhados à oficina, e a coleta pode ficar atrasada em alguns pontos da cidade.
A empresa Cone Sul Soluções Ambientais, prestadora do serviço, está trazendo um caminhão de Santa Cruz do Sul para colocar em atividade e dar andamento ao recolhimento de lixo. A Secretaria de Meio Ambiente do Município pede a compreensão da população, já que alguns contêineres podem ficar lotados devido a este acontecimento. A titular da pasta, Sandra Rebelato, pede, ainda, a conscientização da população, lembrando que aqueles recipientes são destinados apenas, e exclusivamente, aos resíduos domésticos.
“Ontem (segunda-feira, dia 04 de junho) fizemos a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, e, entre as demais atividades, está a conscientização. As pessoas, empresas, indústrias, precisam estar atentas ao plano de gerenciamento de seus resíduos, e depositá-los nos locais adequados para evitarmos problemas para toda a comunidade”, ressaltou a secretária Sandra.
A população que verificar o deposito irregular pode denunciar a ação à Secretaria de Meio Ambiente (55 3921-7151 / 3921-7150 / 3921-7138). Destaca-se que o depósito irregular, se identificado, é passível de multa. Ressalta-se, ainda, que a Secretaria de Meio Ambiente trabalha de forma intensa para regularizar, o quanto antes, a normalidade da coleta conteinerizada.
Texto: Maurício Araujo (Mtb17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria