Notícias
20/06/2018 20/06/2018 16h11m
Produtores de 15 municípios da região participam da segunda edição do Feirão Regional da Gare
Evento reúne a representação de 85 comerciantes e apresenta produtos in natura, de agroindústrias e da Agricultura Familiar
Circular pela Gare da Viação Férrea nas quartas-feiras é sinônimo de “fazer a feira”. É que o local é sede, nestes dias, do Feirão Regional da Gare, uma feira que reúne a produção de agroindústria e Agricultura Familiar de Santa Maria e de cidades vizinhas. Nesta quarta (20), não foi diferente. Quem compareceu ao local encontrou de pastel frito na hora até pães, embutidos, sucos, geleias e artesanato, por exemplo.
Nesta segunda edição do Feirão, os consumidores encontraram produtos de 85 feirantes, vindos de 15 municípios. O casal Sabrina Batista e Lucas Brum, proprietários da Agroindústria e Abatedouro Granja São Lucas, vieram de Tupanciretã para comercializar a produção de frangos no Feirão Regional.
“Somos o único estande que vende frango. É um produto diferenciado, por ser de origem animal, e que tem toda a certificação e inspeção necessárias. A primeira edição foi muito acima do esperado, e nossa expectativa é que essa e as demais também sejam muito positivas. Estamos animados, pois é uma clientela nova que estamos conquistando”, comentou Sabrina.
Se, para os feirantes, o Feirão Regional da Gare é uma oportunidade de comercializar a produção própria, para os consumidores, a feira é o local para encontrar produtos de qualidade, saudáveis e que podem ser negociados diretamente com o produtor. A professora aposentada Jussara Charão levou o carrinho de feira até o local e garantiu, no primeiro momento, banha e cuca, mas a ideia era, conforme fosse visitando as bancas, adquirir ainda mais produtos.
“Gostei daqui porque é venda direto com o produtor, isso é bem importante. E também porque estão trazendo vida aqui para a Gare. Sou filha de ferroviário, me criei aqui, e me emociona ver essa feira neste local. Estou encantada com a quantidade de produtos e torço para que dê certo”, comentou a professora aposentada.
AJUSTES E EXPECTATIVAS
Sucesso na primeira edição, na semana passada, o Feirão Regional da Gare é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria com o apoio de diferentes instituições da cidade. Nesta quarta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom esteve no local, visitando as bancas e conhecendo os produtos trazidos pelos feirantes.
“Realizar essa feira é concretizar um sonho antigo. O Feirão não é da Prefeitura de Santa Maria, é da cidade e da nossa região, pois esse é um evento coletivo, feito com muitos parceiros e é o espaço para resgatarmos a produção rural regional”, destacou o prefeito Pozzobom.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a primeira edição do evento foi muito positiva, e a expectativa é que o evento cresça ainda mais e se consolide na cidade. Ainda, segundo Menna Barreto, a partir da realização das edições, ajustes necessários serão realizados para proporcionar ainda mais qualidade ao evento.
“A feira é maravilhosa, tem uma diversidade e uma qualidade dos produtos oferecidos. Os produtores estão animados e, aos poucos, vamos ajustando o que precisa. Melhorando a disposição dos estandes, a organização dos estacionamentos, para melhor atender ao público”, explicou o secretário.
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria