Notícias
18/08/2018
Para incentivar o aleitamento materno, “Mamaço” marca o sábado em Santa Maria
Atividade foi realizada no Centro Desportivo Municipal em alusão ao “Agosto Dourado”
Em agosto, o foco das campanhas de Saúde é para o aleitamento materno. Com a cor e o laço dourado, os órgãos de Saúde federais, estaduais e municipais têm incentivado ações que deem visibilidade ao tema, destacando os benefícios da amamentação. Em Santa Maria, o sábado (18) foi marcado pelo “Mamaço”, um evento de incentivo ao aleitamento materno que ocorreu no Centro Desportivo municipal (CDM). O evento foi prestigiado pelo prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou parte das atividades.
Dezenas de gestantes e mães compareceram ao local com seus filhos, em diferentes faixas etárias, para um momento de incentivo à amamentação, sem espaço para tabus e receios. O evento foi promovido a nível regional e contou com atividades de orientações sobre amamentação, espaço lúdico para as crianças, rodas de conversa e esclarecimentos de dúvidas. O aleitamento materno é um ato natural, que deve ser incentivado de maneira exclusiva até os seis meses de idade da criança, e como complemento até os dois anos.
“Ainda existe um tabu na amamentação, principalmente nos espaços públicos. E é justamente para acabar com esse tipo de pensamento que foi criado o Agosto Dourado, para que esse tema seja debatido, para que a mulher tenha, ao seu redor, uma rede de apoio, que a incentive, ampare e auxilie, e para que o ato de amamentar, que traz inúmeros benefícios, seja intensificado”, enfatizou a coordenadora da Política de Saúde da Mulher e da Criança do Município, Fernanda Fettermann.
A servente Lisiane Maraschin, 41 anos, foi uma das participantes do evento. Mãe de Isabele, de oito meses, Lisiane veio da localidade de Santos Anjos, interior de Faxinal do Soturno, para a atividade. Segundo ela, até agora, a pequena tem se alimentado exclusivamente com o leite materno. Lisiane afirma que o objetivo é seguir com essa prática até que ambas estejam bem com isso, já que além de benefícios para a Saúde, o ato garante mais um momento de vínculo e afeto entre as duas.
“Vim para o evento a convite da nossa Unidade de Saúde e acabei aprendendo muita coisa aqui, por exemplo, que não podemos amamentar o filho de outra pessoa. Considero a amamentação algo muito importante, porque deixa a criança mais forte, mais saudável. A Isabele só quer saber de mamar e, até hoje, nunca ficou doente”, contou Lisiane.
PROFISSIONAIS CAPACITADOS
Durante o evento, as mães e gestantes receberam diferentes orientações, referentes, por exemplo, a ordenha mamária, o armazenamento correto desse leite, os tipos de mamilo e as técnicas e alternativas para evitar a fissura nos seios, as diferentes posições para amamentar, além de poderem conhecer os mitos e verdade do aleitamento.
“Esse é o segundo evento realizado no Município, nesta semana, com foco na amamentação. Estamos, cada vez mais, buscando capacitar nossos servidores, para que eles possam, nas Unidades de Saúde, repassar orientações e auxiliar as mães e gestantes”, ressaltou a assessora de Gestão, Projetos e Planejamento da Secretaria de Saúde do Município, Ana Paula Seerig.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O aleitamento materno garante inúmeros benefícios para a criança, especialmente na redução de doenças e da mortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade (veja mais benefícios abaixo).
BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO*
- Protege de doenças
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
- Para o bebê, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade
- Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.
Benefícios para a mãe:
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto
- Reduz o risco de diabetes
- Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros 6 meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado
*Fonte: Ministério da Saúde
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria