Notícias
03/09/2019
Consulta Popular para definição de prioridades ocorre de 4 a 6 de setembro, somente de forma online
Por meio de votação, programa destina recursos para demandas da população
A fim de elencar prioridades regionais para serem executadas em 2020, a edição da Consulta Popular deste ano ocorrerá de 4 a 6 de setembro. A votação será somente online (consultapopular.rs.gov.br), conforme os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Para votar, basta o número do título de eleitor. A iniciativa é organizada pelo governo do Estado.
“Ressaltamos a responsabilidade da população com os compromissos de cada região e com o desenvolvimento de atividades que venham para o bem comum, como o estímulo à agroindustrialização, que é uma das demandas do Centro”, reforça o presidente do Corede Central, Caio Jordão.
O recurso disponível para a Consulta Popular deste ano é de R$ 20 milhões, e a quantia distribuída entre as 28 regiões responderá a critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). O enfoque vai ser o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outras.
A premissa é que a Consulta Popular seja um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e o comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.
Projetos para votação pelo Corede Central:
- Estimular a agroindustrialização da produção regional
- Regularização fundiária no meio rural
- Qualificação técnica e gerencial para unidades de produção familiar
Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Foto: Divulgação/Governo do Estado
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria