Notícias
21/09/2019 22/09/2019 21h33m
Cerca de 4 toneladas de resíduos são recolhidas durante o Dia Mundial da Limpeza em Santa Maria
Grupo de voluntários e representantes da Prefeitura participaram da iniciativa no Bairro Renascença
Diferentes ações com foco na preservação ambiental foram realizadas durante a tarde deste sábado (21), na região Oeste de Santa Maria. Cerca de quatro toneladas de resíduos domésticos dispostos de forma irregular ao longo da Rua Irmã Dulce, no bairro Renascença, foram recolhidas por voluntários e representantes da Prefeitura. O número também equivale a bens inservíveis. A iniciativa faz parte do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que teve a adesão de mais de 600 municípios brasileiros.
“Ações como essas servem para que ainda mais pessoas façam a destinação correta dos resíduos porque veem todos os malefícios que o lixo provoca para o nosso Município”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice Sérgio Cechin, que acompanhou toda a ação ao longo do bairro.
A fim de somar forças ao Dia Mundial da Limpeza, a Secretaria de Meio Ambiente realizou a ação Visita Ambiental, com apoio da empresa Conesul. A população santa-mariense de qualquer local poderia ir até a frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, no mesmo bairro, para destinar móveis inservíveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. A empresa Sustentare fez a coleta e o transporte, direcionando os materiais para o aterro sanitário. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram encaminhados para a Maringá Metais.
“Há cerca de 30 dias, estivemos nesta mesma via e retiramos mais 40 quilos de bens inservíveis que estavam depositados ao longo desta mesma via. Precisamos que a população tome consciência de que ações de descarte irregular são ruins para elas mesmos. Por isso, denuncie o descarte irregular”, clama a secretária Sandra Rebelato, presente na ação.
Além disso, um grupo de voluntários realizou a limpeza do acostamento da Rua Imã Dulce. Com luvas e sacolas plásticas, eles retiraram resíduos, como peças de carro, pedaços de equipamentos e plásticos. Os caminhões também percorreram outras ruas nas proximidades, facilitando a iniciativa de descarte regular às pessoas que não poderiam levar os equipamentos até a frente da escola.
A finalização das ações do Dia Mundial da Limpeza ocorreram com o plantio de 20 mudas de azaleia em frente à escola Sérgio Lopes. As plantas foram doações do Centro do Pesquisa em Florestas, antiga Fepagro.
Qualquer cidadão pode fazer denúncias sigilosas de descarte irregular de resíduos por meio da Ouvidoria Geral, no telefone 156 ou neste link, ou pessoalmente, nos guichês 27 e 28 da Prefeitura (1º andar da Rua Venâncio Aires, 2.277), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h.
Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria