Notícias
11/10/2019
Serviço de Inspeção Municipal certifica primeira agroindústria de produção de ovos da cidade
No Dia Mundial do Ovo, celebrado neste 11 de outubro, Prefeitura entregou o documento à Granja Quarta Colônia
A Prefeitura de Santa Maria entregou, na manhã desta sexta-feira (11), o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) à Granja Quarta Colônia, do Distrito de Arroio Grande. Essa é a primeira agroindústria de produção de ovos do Município a ser certificada pelo Executivo. Para receber o documento de regularização do serviço, a granja passou por uma série de avaliações e adequações até ser registrada.
O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, entregou o certificado aos proprietários da granja e ressaltou que a Prefeitura tem trabalhado para desburocratizar os processos ligados à regularização de agroindústrias, com a finalidade de que os estabelecimentos rurais possam fortalecer suas produções de forma legal e regular, garantindo um ainda melhor abastecimento de alimentos na cidade.
“Eu tenho um carinho especial com a Agricultura Familiar e, como Governo, buscamos sempre fortalecer os segmentos rurais. Contem com o nosso apoio integral”, destacou o chefe do Executivo.
Um dos proprietários da Granja Quarta Colônia, Ivan Antônio Gomes, e o secretário Menna Barreto destacaram o comprometimento da Prefeitura em dar andamento ao processo de regularização do local.
“Agora, a granja poderá fornecer seu produto a vários estabelecimentos de forma legalizada, fortalecendo sua agroindústria”, lembrou o secretário.
Também participaram da entrega do certificado os representantes das seguintes entidades, que também colaboraram com o processo de certificação: Guilherme Passamani, da Emater; Josemar Brutti, da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro); e Lidiane Vieira, coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal.
PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL
Também participaram da entrega do certificado à granja, quatro professores de universidades dos Estados Unidos da América (EUA) e da Espanha. O grupo está em Santa Maria realizando atividades apoiadas pelo Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A proposta de trazer os profissionais foi do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (Gipag), do Colégio Politécnico da UFSM, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR).
Como o Gipag tem atividades com a Prefeitura de Santa Maria, como o Feirão Regional e o Guia de produtores de hortifrutigranjeiros e agroindústrias da Região Centro, o grupo está participando de algumas ações com vistas a pensar a segurança alimentar e o abastecimento, já que trabalham, em suas instituições, como os diferentes lugares do mundo se organizam e podem se desenvolver.
Os docentes que participaram da entrega do certificado são: Jorge Ruiz-Menjivar (The University of Florida), Cecilia Díaz-Méndez (Universidad de Oviedo), Guadalupe Ramos Truchero (Universidade de Valladolid) e Jennifer A. Jones (The University of Florida), além do coordenador do Gipag, professor Gustavo Pinto da Silva.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria